Por:

PINGA-FOGO

PACIÊNCIA RECOMPENSADA - O café da manhã na casa do senador Ciro Nogueira, nesta quarta, 28, com a presença do líder na Câmara, Dr. Luizinho, definiu o lançamento da candidatura do deputado federal Marcelo Queiroz, pelo partido Progressistas, à Prefeitura do Rio. A notícia foi dada em primeira mão pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo, e explodiu como uma bomba no meio político do Rio.

Muitos apostavam, pelos acenos de Eduardo Paes ao partido, inclusive com um jantar na Gávea Pequena para o senador Ciro Nogueira, que havia chance do PP ingressar na reeleição do atual prefeito.

Marcelo Queiroz teve uma postura de paciência e respeito ao partido. Manteve uma fleuma invejável. Postura que sempre foi elogiado por Francisco Dornelles sobre seu pupilo.

Ex- secretário estadual de Agricultura e ex-secretário municipal de Administração, Queiroz tem uma experiência administrativa na gestão pública e corre em uma raia de eleitores muito próxima ao de Eduardo Paes.

Após o café da manhã com Ciro, ele saiu direto para visitar o presidente da Câmara e colega de partido, Arthur Lira, para comunicar a decisão do Progressistas em lançar o seu nome. Saiu da reunião com duas relatorias ligadas à pauta econômica.  

Nesta sexta, 01 de março, ele cuida das suas bases no interior, definindo parte das nominatas nas cidades em que controla os diretórios municipais.  

Cara de bom menino, transplantado, estudioso, dono da pauta dos pets, bem votado na Zona Sul e com enorme habilidade política, Marcelo Queiroz é um nome que tira o sono de muitos candidatos.

COMEMOROU - A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) acompanhou a sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na terça-feira (27) e comemorou a decisão unânime que determina que candidaturas indígenas terão direito a uma distribuição proporcional dos recursos financeiros dos partidos e coligações e acesso gratuito a tempo de propaganda em rádio e TV. "É um momento histórico de reparação", comentou Célia. A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, também acompanhou a sessão.

REGULAMENTAÇÃO - O desafio agora, segundo a deputada, é conseguir que a regulamentação seja elaborada para valer já para as eleições deste ano. A presidência do TSE comprometeu-se a realizar estudos de impacto avaliando a viabilidade da aplicação já este ano ou somente para as eleições de 2026.

CORRE RISCO - O gaúcho Paulo Ziulkoski, eterno presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), corre agora risco de perder o posto. Um movimento forte, vindo especialmente de prefeitos do Sudeste e Nordeste, move-se para disputar o cargo. Ontem, foi o último dia para inscrição de chapas para a presidência da CNM. E o ex-presidente da Associação Mineira de Municípios Julvan Lacerda é candidato pela Chapa 2, "CNM com Renovação", contra Ziulkoski.

REJEIÇÃO - Corre nos bastidores que, depois de tanto tempo à frente da confederação, a rejeição a Ziulkoski é alta. Havia, inclusive, uma discussão para trocar a cabeça da Chapa 1, "CNM Independente", trocando Ziulkoski pelo presidente da Federação dos Municípios do Pará, Nélio Aguiar, para tentar, assim, evitar a derrota.

REFORÇO - Em agenda em Brasília, o prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, se reuniu, nesta quarta-feira (28), com o deputado federal Sóstenes Cavalcante; o presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ), Renato de Paula; e o secretário Nacional de Futebol, Athirson Mazzoli, para falar sobre projetos esportivos para o estado do RJ e o município. Teresópolis, que recebe atletas das seleções na Granja Comary, busca recursos para fortalecer o esporte na cidade.

SECRETARIADO - A Secretaria da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras de Petrópolis, que está em fase de implementação, terá à frente a assistente social Márcia Schanuel Bastos. O anúncio foi feito pelo prefeito Rubens Bomtempo nesta quarta (28), durante a reunião do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPD). A secretaria foi criada no fim do ano passado, aprovada em regime de urgência pela Câmara Municipal, e só agora teve o primeiro anúncio de nomeação.

ENCONTRO EM QUEIMADOS - O deputado Max Lemos (PDT), ex-prefeito de Queimados (RJ), marcou para 1º de março um grande encontro político na cidade, com a expectativa que mais de duas mil pessoas participem do ato. Na oportunidade, o parlamentar será oficialmente lançado como pré-candidato a prefeito do município, tendo o vereador Tuninho Vira Virou (PP) como o pré-candidato a vice-prefeito.

AÇO - A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa está comemorando o crescimento econômico do estado no âmbito da produção nacional de aço bruto. Com isso, o Rio se consolida como o segundo maior produtor do país. De acordo com o presidente da companhia, Bruno Paciello, o crescimento da produção de aço no Rio de Janeiro é um indicador positivo para a economia como um todo. Outro ponto levantado pelo presidente da Companhia foi com relação aos incentivos oferecidos para que as empresas escolhessem o estado como base de suas produções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.