Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita: Incentivo a Fertilizantes

Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Carlos Fávaro | Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, se reuniu, na quarta-feira (21), com o senador Laércio Oliveira (PP/SE), para declarar seu apoio à aprovação do projeto de lei que cria o Profert. Trata-se de um programa de incentivo para a produção nacional de fertilizantes, como forma de reduzir a dependência externa com importações. O PL n° 699, de 2023, prevê a redução das importações de fertilizantes, por meio da implementação de medidas de desoneração tributária da indústria dessa matéria-prima para o agricultor.

AUMENTAR EM 50%

De acordo com Laércio Oliveira, o Profert passaria a integrar o Plano Nacional de Fertilizantes, que prevê aumentar em 50% a participação da agroindústria no PIB agropecuário. “Mas as importações desse insumo básico para agricultura, despejam U$15 bilhões no mercado internacional exportador, reduzindo a capacidade do setor agrícola atingir seu potencial, gerar empregos e promover a segurança alimentar”, diz Laércio.

RÚSSIA

Quando se iniciou a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a situação aumentou a preocupação, porque a Rússia é um dos maiores produtores e exportadores de fertilizantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.