Por:

PINGA-FOGO

VIRALIZOU - Nos grupos de WhatsApp, ligados a jornalismo, viralizou o texto da coluna sobre as restrições que a Liesa/Riotur fizeram este ano no credenciamento da imprensa, enquanto proliferaram, sem limites, as credenciais de pista para VIPs, autoridades e influenciadores digitais. Para um jornalista de cultura e que cobre o carnaval há anos, a pista do sambódromo é o palco do espetáculo: "Imagina se o Rock in Rio emitisse credencial de palco para todos os amigos dos donos do festival?". Para ele é exatamente o que ocorreu na Sapucaí.

SERVIÇO - Lembram daquele veículo líder do turismo que, depois de anos de grande cobertura do carnaval, teve as credenciais negadas? Elas saíram após uma gritaria geral do trade turístico e até mobilização do prefeito. Foram entregues duas de serviço de imprensa, extremamente limitadas e que não permite nenhuma mobilização. Credencial de serviço foi o que a Liesa/Riotur disponibilizou para a maioria dos veículos de comunicação. Parece até vingança.

MDB - A convenção do MDB foi marcada para o dia 15, às 15 e 15…. Genial a proposta. O evento foi repleto de discursos e elogios ao governador Cláudio Castro, afinal, os três dirigentes maiores do partido do estado, Washington Reis, Rafael Picciani e agora Thiago Pampolha, comandam secretarias de Castro. O partido se desdobra para demonstrar que está na base do governo.

ALCKMIN NO REINO DA DINAMARCA - Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na África, no Brasil o vice-presidente Geraldo Alckmin, que está no exercício da Presidência, estreitou relacionamentos com a Dinamarca. Alckmin recebeu a embaixadora da monarquia escandinava, Eva Bisgaard Pedersen, para discutir parcerias econômicas. Segundo Alckmin, os investimentos dinamarqueses no Brasil vêm crescendo, em áreas como saúde, energia renovável e logística.

ENERGIA VERDE - Alckmin tratou com Pedersen possibilidades no que tem sido sua maior obsessão no Ministério da Indústria e Comércio: impulsionar a chamada economia verde. A intenção do vice-presidente e ministro é fortalecer estratégias com a Dinamarca em tecnologias de energia limpa, como a eólica ou hidrogênio.

INVENTÁRIO - O prédio de R$ 3,5 milhões comprado pelo prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, com dinheiro da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro após a tragédia das chuvas de fevereiro de 2022, ainda está em processo de inventário. Depois do anúncio da compra 'de extrema necessidade e urgência', segundo o governo na época, o prefeito percebeu o grande elefante branco que levou para dentro da Prefeitura. O imóvel que fica no Centro de Petrópolis, foi comprado por uma pechincha, como afirma Bomtempo em entrevistas, e na época, não pôde ser passado para o "nome da Prefeitura" porque ainda dependia da resolução do espólio do então proprietário. A Procuradoria da Prefeitura recorreu à Justiça, que tentou agilizar a transferência de propriedade, mas de acordo com o processo, até hoje não foi concluída. O imóvel está sendo reformado, mas continua no nome de terceiros.

ABRIGÃO - As informações constam no processo administrativo de compra do imóvel, que foi fornecida cópia ao Correio da Manhã por meio de solicitação via Lei de Acesso à Informação. Nele, a última movimentação foi em maio do ano passado, com o pedido feito pelo juiz titular da 4ª Vara Cível de Petrópolis, Jorge Martins, solicitando cópia integral do inventário do prédio. O imóvel tinha a intenção de funcionar como um abrigo temporário para as famílias que ficaram desabrigadas e moravam provisoriamente em escolas municipais.

REFORÇO NA SEGURANÇA -  A implantação de um complexo de segurança em Nova Iguaçu, com a construção de três unidades vinculadas à Polícia Militar, foi incluída no orçamento de 2024, aprovado pelo governador Cláudio Castro (PL). Através de emendas apresentadas pelo deputado estadual Carlinhos BNH (PP), foram incorporadas ao orçamento a construção de um batalhão da PM, um hospital e um Grupamento Aeromóvel (GAM) no município da Baixada.

BATALHÃO PRÓPRIO -  Embora seja considerada a ''capital da Baixada Fluminense'' , concentrando mais de 800 mil habitantes, sendo o quarto município mais populoso do Estado, há tempos Nova Iguaçu necessita ter o seu próprio batalhão de Polícia Militar. Segundo o deputado Carlinhos BNH, o batalhão e o GAM poderão trabalhar em conjunto com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Baixada Fluminense, reforçando ainda mais o policiamento ostensivo na região.

FARPAS E ACUSAÇÕES EM ANGRA - "Mais uma manobra sorrateira, aproveitando as festividades e shows do Carnaval para agilizar uma atividade repleta de irregularidades e promover a venda do Saae". A declaração é do pré-candidato à Prefeitura de Angra dos Reis, Venissius Barbosa, que protocolou, no último dia 9, uma ação popular para impedir a venda do Saae, com licitação marcada para o próximo dia 20. Venissius, que foi secretário de governo do prefeito Fernando Jordão, disse que a privatização não garante que o problema de falta de água no município será sanado. E mais: jura que o processo é marcado por irregularidades. Jordão e Venissius viraram arqui-inimigos.

PUBLICAÇÕES EM DATAS FESTIVAS - A polêmica sobre a venda do Saae na cidade da Costa Verde ocorre desde o início do ano passado e o edital de venda foi publicado no boletim oficial do município nº 1811, do dia 28 de dezembro, três dias após o Natal. Já no dia 2 de janeiro deste ano, um dia depois do Ano Novo, outra publicação foi feita no boletim oficial do município de nº 1814 esclarecendo que a venda do Saae ocorrerá dentro dos critérios das diretrizes nacionais para o saneamento básico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.