ATUAÇÃO IMPORTANTE - Quem vem trabalhando incansavelmente desde o último dia 12 é o Coronel Leandro Monteiro, secretário estadual de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros. À frente da pasta mais sensível nesse período, o secretário - amigo e fiel guardião do governador Cláudio Castro - mantém todo o primeiro escalão atualizado das ocorrências de todo estado e das previsões meteorológicas, pois a Defesa Civil também é a responsável pelo Centro Estadual de Monitoramento e Desastres Naturais.
Desde a tragédia de Petrópolis em 2022, que também foi comandada pelo secretário, houve mais de R$ 800 milhões de reais em investimentos. Para os mais próximos, o Cel. Leandro afirma que não há registro na história do CBMERJ tamanho investimento. O governador é um apaixonado pelo Corpo de Bombeiros.
CAMPEÃ DE AUDIÊNCIA - Nesta terça-feira (23), a média dia da Record Rio repetiu o melhor índice do ano e teve a audiência mais alta desde o último dia 4 de dezembro de 2023. Foram 6 pontos e 12% de share. O destaque é para o Cidade Alerta Rio, que marcou a maior audiência do jornal em 2024 e a maior desde 26 de outubro de 2023. O programa teve 9 pontos e 13% de share. Já o Balanço Geral RJ continua se destacando, mais uma vez emplacou 9 pontos com 18% de share.
TUTUCA E VIDAL EM MADRI - O secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, participou nesta quarta-feira (24), da abertura da Fitur, em Madrid (Espanha), umas das principais feiras de turismo do mundo. Ao lado do ministro do Turismo, Celso Sabino; do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; e do prefeito de Paraty, Luciano Vidal; Tutuca participou de importantes reuniões com companhias aéreas e operadores de turismo do mercado europeu. Entre elas, está a companhia aérea espanhola Plus Ultra, que já voa para alguns países da América do Sul e estuda começar a operar para o Rio de Janeiro. O Grupo Abreu, que é uma das principais operadoras de turismo da Europa, também se reuniu com o secretário.
VOOS PARA O RIO - Na última terça-feira (23), um encontro promovido pela companhia aérea Ibéria, em parceria com o aeroporto RioGaleão, celebrou o aumento do fluxo de voos de Madrid para o Rio de Janeiro, que passará da frequência de quatro para seis voos semanais.
AÇÃO IMEDIATA EM QUEIMADOS - Engana-se quem pensa que o prefeito de Queimados, Glauco Kaizer, e sua equipe não estão trabalhando após o forte temporal no dia 13 de janeiro. Após registrar mais de 170 mm de chuvas, a gestão do município iniciou prontamente os trabalhos de resposta, socorro e prestação de ajuda humanitária aos moradores afetados pelas chuvas. Desde as primeiras horas, por exemplo, as famílias receberam cestas básicas, kits de higiene e limpeza. Como resultado disso, logo após decretar a situação de emergência, o prefeito determinou à secretária municipal de Assistência Social, Cristiane Lamarão, que viabilizasse o adiantamento do benefício do programa Bolsa Família. Prontamente, após oficializar a coordenação estadual do programa, o pagamento do benefício foi liberado, e as famílias de Queimados já podem utilizar o valor. É mais uma ajuda neste período tão difícil.
NETINHO REIS - No último sábado (20), uma das lideranças de Duque de Caxias que caminharam lado a lado com o governador Cláudio Castro durante sua visita ao município da Baixada, foi o empresário e presidente do diretório municipal do MDB, Netinho Reis. Em um post em suas redes sociais, ele destacou a ida de Castro ao município, para verificar o andamento das obras destinadas ao combate às enchentes na região, que foi extremamente impactada pelas chuvas torrenciais dos dias 13 e 14 de janeiro. Na mesma visita, estiveram o deputado estadual Rosenverg Reis, e o secretário de Estado de Transportes e Mobilidade Urbana, Washington Reis, tios de Netinho; nome escolhido pela família para disputar a prefeitura de Caxias nas eleições de outubro.
VEREADORES NA PRADA DE TAUBATÉ - Representantes da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (Sedint) de Taubaté, juntamente com vereadores da Frente Parlamentar em Defesa do Emprego, realizaram uma visita técnica à planta da empresa Prada, pertencente ao grupo CSN, em processo de instalação no município de Taubaté, na terça-feira, dia 22. A visita teve por finalidade conhecer as instalações internas e alinhar os próximos passos para que as atividades da empresa iniciem o mais breve possível, tendo em vista a necessidade de geração de empregos. Um dos pontos abordados na reunião tratou sobre a atividade fabril que será realizada em Taubaté. A frente parlamentar da Câmara Municipal é formada pelos vereadores Douglas Carbonne (Republicanos), Jessé Silva (PL), Marcelo Macedo (MDB), Nunes Coelho (Republicanos), Professor Edson (PSD), Richardson da Padaria (União) e Paulo Miranda (MDB).
GERAÇÃO DE EMPREGOS - A Prada Embalagens é uma das principais fabricantes de latas e embalagens de aço do país. A empresa tem unidades de produção em São Paulo, onde há linhas de montagem, estamparia e litografia; em Resende (RJ), com linhas de litografia e estamparia; e em Uberlândia (MG) e Pelotas (RS), com linhas montadoras. Estima-se que sejam abertas 1.372 empregos com o início das atividades da empresa. Neste sentido, convém mencionar que, de acordo com as disposições da legislação municipal, a empresa deve priorizar a mão de obra local.
CHUVA PREOCUPA - Petropolitanos permanecem preocupados com o período chuvoso. As últimas ocorrências demonstram despreparo do governo municipal para lidar com a situação. A Rua Montecaseros, por exemplo, registrou alagamento nos últimos dias, mas o detalhe é que não há rio próximo da via. A gestão de Rubens Bomtempo (PSB) insiste em ressaltar a limpeza dos bueiros, mas é notório que não é feita como deveria.
SEM INVESTIMENTOS - Além disso, faltam investimentos em prevenção. Bomtempo vetou um projeto de Hingo Hammes (União), que garantia 2% do orçamento de 2024 para obras que preparassem a cidade de Petrópolis para problemas de alagamentos e deslizamento de terra. A sorte é que a Câmara Municipal derrubou o veto e o texto passou a valer. Resta saber se o governo concretizará os investimentos.