Por:

PINGA-FOGO

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIO - Sabe como se forma uma tempestade política? Primeiro, se planta uma nota em uma coluna dominical para tentar inibir um ministro do STF; depois vaza para uma emissora de TV, do mesmo grupo editorial, documentos em sigilo, revelando um despacho de ministro do STJ. Ainda faz prosperar notícias de documentos que teriam sido apreendidos em uma operação policial.  É a construção de um cenário com o objetivo de mudar os resultados da eleição de 2022. O que era para ser secreto, vira público e o que é para ser público - uma investigação antiga sem novidades, vira secreto. Esta construção de cenário interessa a quem? Na mesma semana, um parlamentar federal do mesmo partido sofre busca e apreensão para inibir uma reação da classe política. Será que o ministro André Mendonça vai lavar as mãos neste processo de uma tempestade política que está sendo ardilosamente construída tijolinho a tijolinho?

CURTO-CIRCUITO DE DUARTE - O vereador do Rio, Pedro Duarte, do partido Novo, pagou o maior mico nas redes sociais ao questionar o Governo Cláudio Castro sobre os problemas de energia na Ilha do Governador. Ele achou que a Light é uma concessão estadual e que a empresa deveria devolver a gestão do sistema ao Estado. Só que é uma concessão federal.

Em vídeo, em que ataca o chefe do Executivo estadual, o nobre edil reclama do calor do Rio e, erradamente, diz que o governador retomaria a viagem de férias, interrompida no fim de semana por conta das fortes chuvas. Castro está no Rio coordenando os trabalhos de assistência e recuperação dos municípios atingidos pelo temporal.

Duarte virou motivo de piada entre os colegas da Câmara e no estado. Sua assessoria teve um apagão e o vereador esqueceu de fazer o dever de casa. Criticou sem estudar o assunto. Coisa rara para quem tem sido sempre tão cuidadoso.

TUNINHO DA PADARIA - Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o nome do empresário e ex-vereador Tuninho da Padaria desponta nas rodas políticas do município como o possível nome do PT para disputar a prefeitura nas eleições de outubro. Inicialmente, a legenda tinha como objetivo lançar a candidatura do deputado federal e ex-prefeito da cidade, Lindbergh Farias, que no ano passado, havia sinalizado interesse de voltar ao comando do Executivo municipal. No entanto, cumprindo um importante papel em Brasília, como integrante da tropa de choque dos parlamentares da base do governo, Lindbergh articula a candidatura de Tuninho, para enfrentar nas urnas o candidato que será escolhido pelo atual prefeito Rogério Lisboa.

PLANO B - No mês de outubro, durante um evento no Complexo Cultural de Nova Iguaçu, a ex-vereadora Professora Marli, presidente do diretório municipal do PT, ao ser perguntada informalmente se Lindbergh seria, de fato, o nome do partido para disputar a prefeitura da cidade, deu a seguinte declaração: ''Lindbergh é o nosso candidato, desde o início. No entanto, cabe a ele decidir'', declarou. Na mesma oportunidade, questionada sobre um ''plano B'', Marli respondeu: ''claro que temos. Temos plano B, C e até D, viu?'', disse. A afirmativa de Marli corrobora com o surgimento do nome de Tuninho, que internamente tem o apoio direto de Lindbergh e da executiva municipal. Sem o deputado na disputa, Tuninho pode ser efetivamente o plano B do Partido dos Trabalhadores em Nova Iguaçu.

ÁREA DE PROTEÇÃO - O terreno que fica no Caititu, em Petrópolis, se tornou Parque Natural Caititu Carangola. A lei proposta pelo vereador Fred Procópio (PL), que tem o objetivo de proteger a área de Mata Atlântica e as nascentes que ficam no terreno, foi promulgada pela Câmara Municipal em dezembro, e publicada agora. Essa é uma vitória importante para os moradores da região que brigavam para impedir que a Prefeitura de Petrópolis construísse unidades habitacionais no local. O terreno que está situado em área de conservação ambiental não tem infraestrutura para receber tal projeto.

DENÚNCIA - Ao longo do ano passado, o Correio denunciou várias vezes as tentativas da Prefeitura de Petrópolis de oferecer o terreno para o Governo Federal e Estadual para programas habitacionais. Ambos levaram equipes técnicas até o Caititu e comprovaram a impossibilidade de implantação dos projetos.

LINHA PARA COSTA DO SOL - O deputado estadual Tande Vieira, do PP, quer facilitar a vida de quem mora no Médio Paraíba e visita a região da Costa do Sol. Ele fez uma indicação na Alerj solicitando ao Governador Cláudio Castro e ao presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), Leonardo de Lima Matias, a implantação de uma linha de ônibus direta entre as regiões.  A indicação foi protocolada no início de dezembro.  A nova linha beneficiaria, principalmente, moradores de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.

DE VOLTA À DISPUTA - O empresário de Barra Mansa, Bruno Marini, anunciou que virá, pela terceira vez, como pré-candidato à prefeitura. Desta vez, pelo PRTB. Bruno é de uma tradicional família do município que teve uma rede de lojas de móveis e participa dos movimentos realizados por grupos de direita da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.