Por:

PINGA-FOGO

CGE FORTALECIDA - O ano de 2024 será o de fortalecimento da Controladoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE-RJ). O aviso aos navegantes foi feito aos integrantes dos cargos diretivos do estado. Eles vão jogar duro, doa a quem doer. O ano de 2023 já registrou um trabalho intenso do órgão de controle.

VOVÔ NILO - O subsecretário de turismo do Rio, Nilo Sérgio Félix , uma das figuras mais queridas do setor de turismo, recebeu, ao lado da esposa Elza, a notícia de um grande presente de Natal: a gravidez da primeira neta. Os pais, Nilinho JR. e Day, ficaram emocionados ao darem a notícia. Um grande presente para compensar as perdas, este ano, dos grandes amigos do casal: Francisco Dornelles e Kaleco Sá.

BRAHMA - Os organizadores de camarotes estão fazendo ginástica para se adaptar ao contrato fechado pela Ambev com a Liesa. Só as cervejas das empresas poderão ser servidas oficialmente no sambódromo e camarotes. O marketing da Liesa começa a colocar ordem na casa. As grandes marcas estavam privilegiando o patrocínio dos camarotes em detrimento dos verdadeiros donos da festa.

DEVORADA - Na véspera do réveillon, costuras políticas levaram a prefeitura de Cabo Frio, a maior cidade da Região dos Lagos, a exonerar a secretária de Turismo, Paula Pinheiro, que era indicação do presidente da Câmara Municipal, Miguel Alencar. Ainda não se sabe o nome de quem a substituirá na época de maior movimento de turistas na cidade, mas há certeza que a indicação será de outro vereador e que o novo titular da pasta, assim como a antecessora, não tem nenhuma expertise com o turismo, a indústria mais forte da cidade.

SHEIK LULA? - O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) provocou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela decisão de passar o réveillon nas praias privadas da base naval da Ilha da Marambaia. Em seu perfil no X, ele relembrou vídeos e imagens do ex-presidente Jair Bolsonaro nadando e cumprimentando pessoas em praias públicas quando estava no governo, embora Bolsonaro também tenha estado na Marambaia em 2018.

MEDO DAS PESSOAS - "Nem uma tentativa de assassinato tirou Bolsonaro do meio do povo", escreveu Flávio Bolsonaro. "Já o 'pai dos pobres' parece que tem medo do calor das pessoas. Palácios, volta ao mundo, diárias de luxo, praia só pra ele", continuou. "Isso é um presidente ou temos um sheik no Brasil?"

VEREADORES DESISTEM DE AUMENTAR O PRÓPRIO SALÁRIO - Em uma de suas últimas decisões como presidente da Câmara de Volta Redonda, o vereador Paulo Conrado, retirou a sua assinatura do requerimento pedindo urgência e preferência na votação de dois projetos que determinavam os valores dos subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretários para o ano que vem e, a reboque, aumentava o subsídio dos vereadores para 2024. Os projetos foram apresentados na sessão extraordinária, realizada na manhã de terça-feira, logo depois do Natal. Outros vereadores - Rodrigo Furtado, Halison Vitorino, Cacau da Padaria, Rodrigo Nós do Povo e Vair Duré - seguiram Conrado e, por falta de acordo, os projetos foram retirados de votação. Se voltarem à pauta em 2024, o pepino ficará para Edson Quinto, do PL, que assume a presidência da Casa em janeiro. É esperar para ver.

PARECER FAVORÁVEL PARA PINHEIRAL - O Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE) emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas de 2022 do município de Pinheiral, na sessão plenária do dia 13 de dezembro. O documento, que será encaminhado à Câmara Municipal para avaliação final, detalha que o prefeito Ednardo Barbosa aplicou o equivalente a 28,55% das receitas de impostos e transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino, atendendo, assim, ao disposto no artigo 212 da Constituição. Nas ações e serviços públicos de saúde, o município aplicou 34,66% dos recursos da mesma fonte, sendo, portanto, superior aos 15% estabelecidos no artigo 7º da Lei Complementar nº 141/12.

TRIBUNAL FAZ RESSALVAS - O acórdão do TCE fez quatro ressalvas, igual número de determinações e duas recomendações. O prefeito também foi alertado sobre outros sete pontos que devem ser observados ao longo de seu mandato. Entre eles, a correta observância da solução dos problemas apurados em sede de auditorias na gestão tributária municipal, bem como o cumprimento de outros procedimentos considerados imprescindíveis para uma gestão fiscal responsável.

CADÊ A CÂMARA? - A situação dos aposentados e pensionistas em São João de Meriti é de causar vergonha para qualquer administração… Exceto para a de Meriti.  A categoria luta para receber o 13° salário, um direito básico de quem trabalhou a vida inteira, e que hoje busca desfrutar de sua aposentadoria com o mínimo de dignidade. A indiferença da prefeitura da cidade conta com a cumplicidade explícita da câmara municipal. A maioria do Legislativo, que tem a missão de fiscalizar os atos do prefeito Dr. João, aparenta assinar embaixo para as barbáries do alcaide. Um comportamento que não é uma exclusividade de Meriti. Mas que também ocorre em muitas cidades da Baixada. O Poder Legislativo não pode ser um ''puxadinho'' do Executivo.

BALANÇO EM QUEIMADOS - O prefeito de Queimados, Glauco Kaizer, convocou o seu secretariado nesta quarta-feira (27), para uma reunião no bairro São Roque. A premissa do encontro, segundo informações da administração, foi realizar um balanço das principais ações do governo no decorrer do ano, e ao mesmo tempo, traçar estratégias para o ano de 2024. ''São muitos os projetos e ações a serem entregues para beneficiar o cidadão queimadense, e a organização é fundamental para uma entrega eficaz'', declarou o prefeito em um post em suas redes sociais.

FOFOQUEIROS - Nunca as fofocas e os apagadores de plantão estiveram tão ativos no Rio. É clima de guerra psicológica com um festival de mentiras e especulações.

SENTIRAM O GOLPE - Tem vereador de Teresópolis que está esperneando por causa da faxina política que o prefeito Vinícius Claussen fez nos cargos comissionados na semana passada. Na última sessão plenária do ano, nesta terça-feira (26), tentaram atacar o prefeito por causa da renovação administrativa. Esse é o segundo corte em cargos ligados aos vereadores, o primeiro foi quando Claussen conseguiu tirar a Cedae e os cargos indicados do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.