Por:

PINGA-FOGO

MAIS UMA CPI - O rompimento da mina na Lagoa do Mundaú foi o desfecho final. A partir daí, tornou-se impossível manter a resistência contrária à instalação da CPI da Braskem proposta pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). O PT afinal indicou os integrantes, e a comissão será instalada no Senado nesta terça-feira (12). O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), era um dos principais focos de resistência à CPI, e vinha desestimulando as indicações do PT. Os petistas na CPI serão Rogério Carvalho (SE) como titular e Fabiano Contarato (ES) como suplente.

O ANO DAS CPIS - Impressiona a enorme quantidade de CPIs que ocorreram no Congresso este ano, ainda que a maior parte delas não tenha apresentado maiores resultados. A CPI da Braskem será a oitava instalada este ano. Houve CPIs mistas, só da Câmara e só do Senado. A mais ruidosa delas foi a de 8 de janeiro. Mas também aconteceram as CPIs das ONGs, das Criptomoedas, das Apostas Esportivas, do MST, das Americanas, das Pirâmides Financeiras. E aguarda-se ainda a que vai investigar abusos do Judiciário. O deputado Marcel Van Hatten (Novo-RS) conseguiu as assinaturas para ela.

CARAVANA DE NATAL - Os dois últimos finais de semana foram marcados por festividades natalinas na cidade de Nova Iguaçu. Todas capitaneadas pelo grupo político do deputado estadual Felipinho Ravis, com apoio da Subsecretaria Estadual de Integração Cultural da Baixada Fluminense, pasta gerida pelo subsecretário Augusto Vargas. A 'Caravana Natal Feliz em Nova Iguaçu', está percorrendo pontos da cidade, levando alegria e diversão para as crianças e famílias iguaçuanas, através da distribuição de brinquedos, lanches, apresentações musicais, além da chegada do Papai Noel. O projeto passou pelas regiões do Manhoso; Miguel Couto; Comendador Soares; Jardim Palmares e Santa Eugênia. No próximo final de semana (16 e 17/12), a Caravana chega aos bairros Austin e Jardim Tropical.

FELIPINHO RAVIS - O deputado estadual Felipinho Ravis tem percorrido toda a cidade de Nova Iguaçu e, ao que tudo indica, será mesmo candidato à prefeitura do município pelo Solidariedade, legenda presidida no estado do Rio de Janeiro pelo deputado federal Aureo Ribeiro, que já lançou o nome do parlamentar para a empreitada ao Executivo. Em Nova Iguaçu, ainda é uma incógnita quem o atual prefeito Rogério Lisboa irá declarar apoio. No entanto, especula-se nos bastidores, o nome do presidente da Câmara Municipal, vereador Dudu Reina (PDT), como sendo de muito bom grado do alcaide. Em paralelo, não se descartam os nomes de Felipinho Ravis, e do também deputado estadual Carlinhos BNH (Progressistas). Felipinho e BNH já exerceram mandatos de vereador em Nova Iguaçu, antes de se elegerem deputados.

MDB REFORÇADO EM BARRA MANSA - O MDB lança campanha para engrossar a lista de filiados em Barra Mansa três nomes de peso da legenda: os deputados federal Gutemberg Reis, estadual Rosenverg Reis e o secretário estadual de Transportes, Washington Reis. A campanha do MDB é parte de uma estratégia nacional do partido batizada de "Sua voz é a nossa voz" e acontece na quinta-feira, 14, às 19h, no Ilha Clube, no Ano Bom. Detalhe: o encontro coincide com a divulgação das primeiras inserções da propaganda partidária na rádio e na TV.

PORTO REAL E EQUILÍBRIO FINANCEIRO - O TCE (Tribunal de Contas do Estado) deu parecer favorável às contas de Porto Real, interior do Estado do Rio, relativas ao ano passado. Agora, as contas do município serão votadas pela Câmara Municipal, sem data marcada ainda. O TCE, no entanto, apontou quatro ressalvas e quatro determinações e fez uma recomendação ao prefeito Alexandre Serfiotis, sobre o equilíbrio financeiro de 2022, que teve déficit e ficou em desacordo com Lei de Responsabilidade Fiscal. Foi recomendado que o prefeito observe o equilíbrio financeiro nos próximos exercícios.

CONTRATO SINART - O desembargador André Marques, da Quarta Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio, manteve a decisão que encerrou o contrato da Prefeitura de Petrópolis com a empresa Sinart para a administração do Terminal Rodoviário Leonel Brizola, em Petrópolis. Agora, quem assume é a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) até que seja feita uma nova licitação. O contrato com a empresa havia sido prorrogado até 2028, por força de desequilíbrio econômico financeiro alegado pela empresa, e agora suspenso por uma ação judicial movida pela própria Prefeitura. Ao Correio, a Sinart disse que o assunto está sendo analisado pelo jurídico da empresa. Essa é a única rodoviária intermunicipal e interestadual do município.

MAIS UM PROBLEMA - A principal preocupação é em relação ao que será feito do espaço. Atualmente, a CPTrans é responsável pela administração dos três terminais urbanos da cidade, mas tanto a Companhia quanto os equipamentos administrados por ela enfrentam problemas sérios na Justiça. O mais recente é a decisão da 4ª Vara Cível de Petrópolis que pede a retirada dos ônibus urbanos que estejam irregulares das ruas até a semana que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.