Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita: Reforço na segurança do Rio para reunião de presidentes dos países do Mercosul

Museu do Amanhã receberá cúpula do Mercosul | Foto: Bernard Lessa/Divulgação

A área de segurança do Estado do Rio já vem se reunindo com a área federal e as Forças Armadas para um evento internacional que será realizado no Rio nesta semana, sem uma maior divulgação: a Cúpula do Mercosul. Ela ocorrerá entre os dias 4 e 7 e será dividida em três momentos: a Cúpula Social, nos dias 4 e 5; a Reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC), no dia 6; e a Cúpula de Líderes, no dia 7, com os chefes de Estado dos quatro países membros e de países convidados.

A Cúpula Social será realizada na cidade do Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR), com a participação de cerca de 300 pessoas da sociedade civil, dos governos do Brasil e demais países membros do Mercosul, além dos países associados.

O Conselho do Mercado Comum e a Cúpula de Líderes terão lugar no Museu do Amanhã e devem ter um número mais restrito de participantes.

Sob a presidência de Lula, a Cúpula dos Líderes (chefes de Estado e de Governo) acontece na quinta-feira, dia 7, quando o presidente brasileiro passará a presidência do Mercosul para o seu colega paraguaio, Santiago Peña. Será também a última aparição internacional do atual presidente da Argentina, Alberto Fernández. No dia 10, em Buenos Aires, acontece a posse do presidente eleito, Javier Milei, que contará com a presença dos presidentes dos países presentes no Rio. Lula foi convidado, mas ainda não confirmou se vai à capital argentina.

O esquema de segurança da Polícia Civil e Militar do Rio foi reforçado e o perímetro do Museu do Amanhã e de Arte passará a ser área de segurança máxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.