DESCASO COM LAN - Está parado, no Cartório do Segundo Ofício de Registro de Petrópolis, o processo que permitirá aos familiares do nosso saudoso Lan dispor dos bens legados. O assunto já se arrasta há mais de um ano. Corre a história de que este cartório é muito lento. Poucos sabem que nosso grande cartunista Lan chamava-se Lanfranco Vaselli. Talvez o cartório não saiba que está sob sua responsabilidade liberar o espólio de uma figura histórica.
NEGÓCIOS E POLÍTICA - O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, do Solidariedade, levou o seu afilhado Luiz Furlani, atual secretário de Governo, para um encontro com o governador Cláudio Castro, do PL, na tarde desta quinta-feira (30). Os três falaram sobre o sucesso da Flumisul - maior feira de negócios do Sul Fluminense, realizada na semana passada, e futuros investimentos para o município. Drable agradeceu o apoio do governador na realização da feira, que, segundo ele, teve mais de 80 mil visitantes. Furlani vai se filiar ao PL para entrar na disputa pela prefeitura em 2024, com as bênçãos de Drable e do governador.
APOIO DISPUTADO - O apoio do governador para as eleições municipais está concorrido no Sul Fluminense. Os prefeitos que irão disputar novamente o pleito ou apoiar aliados não escondem a importância de terem Castro de braços dados em 2024. Considerado um gigante da política, o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, do PP, é um dos que salienta a importância do governador e de seu trabalho, sempre que fala dos investimentos feitos na cidade. O prefeito se filiou recentemente ao PP de Dr Luizinho, tido por ele como um grande visionário também.
ESPORTE - O vereador de Petrópolis e ex-prefeito interino, Hingo Hammes (União), esteve em Brasília nesta quarta (29) e quinta-feira (30). A convite do deputado federal Luiz Lima (PL-RJ), presidente da Comissão de Esportes da Câmara de Deputados, Hammes foi o único representante da cidade no 1º Fórum Legislativo de Esporte, para debater a construção do Sistema Nacional do Esporte.
OUTRAS PAUTAS - Hingo também aproveitou a ida a Brasília e debateu melhorias na educação pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE) e teve encontros políticos. Um deles foi com o senador Romário (PL-RJ), que reafirmou o apoio para a candidatura do vereador à prefeitura.
CONVITE REFORÇADO - O ex-prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes (ainda no União), foi recebido na liderança do Progressistas na Câmara pelo Dr Luizinho, que renovou o convite para o seu ingresso na legenda. Ele tem o apoio do diretório petropolitano para sua filiação ao partido.
ZUCCO FORA DO REPUBLICANOS - Presidente da concluída CPI do MST, o deputado gaúcho Luciano Zucco vai deixar o Republicanos. Seu pedido de desfiliação já está em curso, e deve ocorrer de forma amigável para que o partido, mais tarde, não reivindique seu mandato. Zucco obteve uma liminar favorável do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e já recebeu as cartas de anuência das executivas nacional e estadual do Republicanos para fazer a desfiliação. O deputado já discute com o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, sua filiação ao PL.
DESCONTENTAMENTO - O que respaldaria a troca de partido é a discordância ideológica, um dos fatores que a Justiça Eleitoral admite. O Republicanos era francamente um partido de oposição, e vem se aproximando do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Agora, inclusive, com um ministério (Silvio Costa Filho, dos Portos e Aeroportos). Zucco é francamente contrário a essa aproximação. "Fui eleito em cima da pauta conservadora e sigo nessa linha sem mudar um centímetro", diz Zucco. "Além disso, nunca escondi minha admiração pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem devo total fidelidade".
ÁGUAS DO RIO - Bebe-se água de graça em 1.142 fontes de Paris. Bebe-se água de graça em cerca de 2.500 fontes dos tempos do Império Romano em Roma ou em Istambul. Bebe-se água até nos kharavanzarai (ponto de encontro de comitivas) do interior do Irã. Mas os cariocas não têm acesso a esse bem natural. A prefeitura do Rio administra exatos 106 fontes ou chafarizes, mas menos de 10% deles estão operando. No Plano Verão, recentemente anunciado com pompa e circunstância, esse assunto nem de longe foi mencionado. Não existe um único bebedouro, por exemplo, na Orla Conde. O impacto ambiental das garrafas plásticas é algo sério que precisa ser discutido e avaliado. Um estudo recente revelou que o Brasil deixa de reciclar metade das garrafas PET jogadas no lixo. A estimativa é que esse resíduo ultrapasse a quantidade de peixes nas águas marinhas até 2050.
PROJETO BOTINHO - Uma das iniciativas mais bacanas do Corpo de Bombeiros está completando, neste mês, 60 anos, sem direito a bolo e nem comemoração. É o Projeto Botinho, a maior colônia de férias a céu aberto do Rio e um dos maiores programas de prevenção a acidentes no país. Criado em 1963 pelo Corpo de Bombeiros e envolvendo 29 praias, é uma tradição que envolve anualmente cerca de quatro mil crianças e jovens, de entre 7 e 17 anos. Durante duas semanas, eles participam de programações socioeducativas voltadas à educação ambiental e cidadania, mas, principalmente, praticam exercícios físicos na areia e recebem instruções sobre as condições do mar e primeiros-socorros para afogados. Não foram poucos os acidentes nas últimas décadas, que não terminaram em tragédia, graças a ação da turma que participou do projeto.
APENAS TRILÍNGUE - Tem gente que sabe promover negócios, outros não. A página oficial do governo brasileiro, com todas as informações relativas à Cúpula do G20, que acontece em novembro do ano que vem, terá apenas três idiomas: português, espanhol e inglês. A página construída pelo governo da Índia para a reunião deste ano, tinha oito. Ou seja, todos os principais idiomas considerados oficiais pela ONU para tratativas comerciais internacionais, como o mandarim, russo e hindi, entre outros.
VIVA CARMEN - Que o Rio trata mal a memória de Carmen Miranda, não resta dúvida. Dos 4.800 itens do acervo de um dos maiores ícones culturais do Brasil no exterior, hoje sob responsabilidade do micromuseu do Aterro do Flamengo, apenas seis réplicas de vestidos, um turbante e meia dúzia de balangandãs encontram-se hoje em exibição. Só que agora surgiu uma questão. A cidade de Marco de Canaveses, ao norte de Portugal, onde Carmen nasceu, decidiu criar um museu em sua homenagem e ofereceu uma parceria inicial de 200 mil euros para iniciar a recuperação do acervo do museu brasileiro que, em troca, cederia as peças para exibições pontuais. Mas para surpresa dos gajos, os brasileiros não aceitaram a parceria.