Por:

Coluna Magnavita: Criação da Secretaria de Segurança Pública do Rio atende sugestão de Dino e Cappelli

Victor César Carvalho dos Santos | Foto: Rafael Wallace

A edição extra do Diário Oficial desta segunda, 27, trouxe a nomeação do delegado Victor César Carvalho dos Santos como secretário de Segurança Pública. Na terça e na quarta, sai a incorporação da Secretaria da Polícia Civil e da Secretaria da Polícia Militar à SSP. Haverá agrupamento de estrutura e unificação das corregedorias. Os atuais chefes das pastas perderão o status de secretários de Estado e ficarão subordinados a Victor César.

O mesmo DO trouxe a exoneração do Procurador-Geral do Estado (PGE) Bruno Dubeux e a nomeação do seu substituto, Renan Miguel Saad. Quem frequenta o quinto andar do anexo já tinha recebido sinalizações de que a mudança ocorreria antes do final do ano. A surpresa foi o nome de Saad. Outros procuradores eram apontados como prefeitos. Dubeux sai em clima fraterno, deixando amigos e sem trauma. Marca de sua elegância profissional.

A Seap e a Defesa Civil mantém o status de secretaria e seguirão como pastas independentes. A Segurança Pública terá apenas as Polícias Civil e Militar sob seu guarda-chuva.

A recriação da Secretaria de Segurança Pública atende uma sugestão do Ministro Flávio Dino e do secretário executivo Ricardo Cappeli. Havia uma dificuldade de interlocução única com a área federal. Entre as mudanças, haverá a necessidade de alterar novamente a Lei Orgânica da Polícia Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.