Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita: Vitória de Milei ajuda direita a se reorganizar. Duplo palanque em SP já beneficiava Boulos

Ultraliberal Javier Milei vibra | Foto: Reprodução

A conversa, em vídeo, do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, e o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi um bálsamo para os bolsonaristas massacrados há meses por notícias negativas e artilharia pesada. O vídeo deu a dimensão de uma nova realidade para uma direita brasileira, envergonhada e acuada.

Neste cenário novo, que incluiu um convite para a ida de Bolsonaro à posse de Milei, enquanto o presidente Lula se recusa a nominar o vencedor argentino, aumenta a responsabilidade desta direita verde amarela para alguns movimentos suicidas. Como passa a existir um novo horizonte a ser perseguido, havia antes o risco de entregar de bandeja a prefeitura de São Paulo, maior colégio eleitoral do Hemisfério Sul, a Guilherme Boulos do PSOL.

A divisão da direita, com o PL apoiando a reeleição do prefeito Ricardo Nunes, indicando o seu vice, e o lançamento simultâneo da candidatura do ex-ministro e deputado federal Ricardo Salles, eleito pelo próprio PL, era um dos mais graves cenários que se pode criar. Direita dividida e esquerda unida, com o PSOL/PT juntos.

O PL ficou turbinado com o resultado da Argentina. O próprio partido precisava de um ingrediente fundamental para a política: a esperança. E ela veio dos pampas, a galope. A direita brasileira estava errando ao colocar o fisiologismo acima do idealismo.

A eleição de 2024 ditará os rumos de 2026. Não será um pleito local, como muitos pensam. Os governadores que lavarem as mãos e tentarem ficar longe da disputa, pagarão um preço muito caro, dois anos depois.

Existem pelo menos 100 grandes municípios, incluindo capitais, que serão a base partidária do pleito nacional e estadual.

O governo Lula sabe o cenário deste jogo e já mexe os seus peões. O PT abriu mão de uma candidatura própria paulistana para manter a esquerda unida. Já a direita, antes da vitória de Milei, jogava com insanidade na multiplicidade de nomes, algo típico de quem não tinha mais nada a perder. O cenário mudou, e muito. A vitória de Milei trouxe esperança e juízo à direita brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.