Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita: British Airways deve desculpas ao Rio pela esbórnia e mentiras dos seus comissários irresponsáveis

Avião da British Airways | Foto: BriYYZ/CC BY-SA 2.0/Wikimedia Commons

A notícia da apuração policial sobre os comissários da British Airways no Rio só confirmou a coluna publicada em 11 de setembro passada, com o título: “A esbórnia que custou caro à imagem do Rio”. Naquele dia escrevemos: “Nesta estada de 72 horas, resolveram virar a madrugada de segunda para terça no outro lado da cidade, indo para uma gandaia, em um lugar que, cada vez mais, se registram problemas com turistas estrangeiros. Beberam todas, um deles se perdeu e apagou, relatando até a vaga lembrança da passagem por um hospital. O reflexo desta esbórnia em um descanso técnico foi cancelar o voo e culpar a cidade por um problema em que os três também tiveram responsabilidade, pelo comportamento extremo e arriscado”. Com a conclusão da investigação policial, apurou-seexatamente o que registramos na época. Enquanto a mídia trucidava o Rio, só o Correio da Manhã fazia a abordagem precisa sobre o tema. A investigação reafirma a máxima: Quer saber primeiro? Leia o Correio da Manhã.

BRITISH AIRWAYS CONIVENTE

Falta, porém, uma posição da companhia aérea. Comissário de bordo é agente de segurança. O seu principal papel é de anjo da guarda dos passageiros e não servir drinques ou jantar. Naquele 11 de setembro, escrevemos: “O grave neste caso é que não eram turistas, e sim funcionários de uma companhia aérea de longo curso, cumprindo o horário de descanso regulamentar, a caminho de volta para Londres, em outro voo repleto de passageiros.” Escrevemos também: “Cabe a British Airways averiguar e apurar o comportamento do comissário que sumiu, dos dois que sofreram um duplo assalto, bem longe do hotel que estavam hospedados, e medir o prejuízo dos passageiros — e da própria companhia.” Até agora a companhia está omissa. Este caso envolve segurança de voo e é grave. A Agência Nacional de Aviação (ANAC) deve cobrar explicações da aérea. Afinal, ela transporta milhares de brasileiros por anos e não pode ser conivente com essa esbórnia.

DEAT RECONHECIDA

A hotelaria do Rio prepara uma homenagem à turma da Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista, na sua festa de final de ano, por ter elucidado este caso da esbórnia dos comissários e limpar a imagem do Rio. A equipe da DEAT, comandada pela delegada Patrícia Alemany, está de parabéns e merece todo o reconhecimento do setor do turismo. Esta notícia jogou a imagem do Rio no chão e a atuação policial lava a alma da cidade.

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