PINGA-FOGO
NO ESTALEIRO - Foi bem sucedida a operação do vice-prefeito do Rio de Janeiro, Nilton Caldeira, para reconstrução de tendão do calcanhar, depois de um trauma em uma partida de futebol. Caldeira, pré-candidato a vereador na capital, ficará 30 dias sem poder colocar o pé no chão. Ele não ficará fora da movimentação política, vai intensificar a postagem de vídeos nas redes sociais.
ANIVERSARIANTE - Almoço entre amigos, neste 26 de outubro, em homenagem ao aniversário do secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione. Ele resistiu às comemorações, mas aceitou brindar com amigos em almoço de adesão na churrascaria Assador, no Aterro.
NAUFRAGOU? - Algo de muito estranho no adiamento da convenção municipal do PSDB, que seria realizado no Clube Municipal, no próximo dia 28 de outubro. O presidente da executiva provisória, Nelson Rocha, foi surpreendido com uma determinação da executiva nacional ordenando o cancelamento. Rocha, ex-secretário da Fazenda do Estado Rio, pretende concorrer à prefeitura do Rio. A orientação da nacional é que o PSDB teria uma candidatura própria em cada capital, porém, a regra pode ser quebrada no Rio.
CANNABIS - A regulamentação da produção de cannabis sativa, a maconha, para fins medicinais, foi motivo de uma audiência pública na terça-feira (24) na Comissão de Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados. O tema está proposto no PL 399/2015, que está sendo relatado pelo deputado Luciano Ducci (PSB-PR). O projeto busca estabelecer critérios que permitam o plantio da cannabis exclusivo para uso medicinal, de uma forma controlada pelo governo. O uso de remédios à base de cannabis, como o canabidiol, já é permitido.
CUSTO - Sem a possibilidade do plantio e da produção, porém, a maioria dessas modificações é importada e vendida com um custo muito alto, impedindo que pacientes mais carentes possam usufruir desse uso.
PARADO - O PL 399/2015, que permite o cultivo para fins medicinais, para pesquisa e uso na indústria, foi aprovado em uma comissão especial da Câmara, em 2021. Mas desde então está parado.
DRAGAGEM DO RIO PARAÍBA - O prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, está feliz da vida. Será dado o pontapé na obra de dragagem do Rio Paraíba do Sul, começando pelo distrito da Califórnia. A iniciativa é uma parceria do município com o Governo do Estado e visa conter os efeitos causados pelas cheias do principal rio que corta a região Sul Fluminense. Mário Esteves fez questão de enfatizar que o governador Cláudio Castro e o vice, Thiago Pampolha (que também é secretário de Estado do Ambiente) foram os responsáveis pela autorização da dragagem de toda a extensão do Rio Paraíba do Sul. Tenho certeza de que esta ação será de grande ajuda para os moradores, que enfrentam alagamentos todos os anos", disse o prefeito.
PL MULHER E PL JOVEM DO AÇO - O Partido Liberal de Volta Redonda já marcou a data de lançamento oficial do PL Mulher e PL Jovem do município. Será na próxima segunda-feira (30), às 18 horas, na sede do Diretório do PL , no Aterrado. O evento, segundo os organizadores, contará com a presença do senador Carlos Portinho; do deputado estadual Altineu Côrtes; da deputada federal Cris Tonietto; entre outras figuras importantes do partido.
NETO GRAVA PARA O PP - Aliás, o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, já começou a gravar as propagandas eleitorais do PP que irão ao ar em novembro. Como a coluna divulgou com exclusividade, Neto irá disputar a reeleição pelo Progressistas, do deputado federal Dr. Luizinho, ex-secretário estadual de Saúde. Neto e Dr. Luizinho são aliados de longa data e não escondem a mútua admiração.
EM DEBATE - A vereadora de Petrópolis Gilda Beatriz protocolou uma denúncia formal no PSD, referente às acusações de violência de gênero contra o presidente da Câmara Municipal, Júnior Coruja, do mesmo partido. Gilda renunciou ao cargo de primeira secretária na mesa diretora por causa da perseguição política e de gênero que afirma ter sofrido. A presidente municipal da sigla, Rosângela Stumpf, disse que vai marcar uma reunião ordinária para discutir este e outros assuntos, mas vai se declarar impedida, por estar envolvida. Um dos apontamentos na denúncia de Gilda é o fato de Coruja a ter impedido de nomear Rosângela como sua assessora na mesa diretora.
