Uma nova mudança na Secretaria de Polícia Civil deverá ser formalizada nesta terça, 17 de outubro. O nome mais cotado para assumir a pasta é a do atual presidente do Detran, o delegado Especial Marcus Vinícius Amim Fernandes. Ele formou consenso e é muito conhecido como comentarista de segurança do SBT. A sua formalização depende de um pequeno ajuste na lei orgânica da polícia civil, equiparando o tempo exigido atual de 15 anos para ocupar a função de secretário, aos de subsecretários que é de 12 anos, exatamente o tempo que Amim possui como delegado de Polícia, apesar de estar na instituição há bem mais tempo em outras funções.
A passagem de José Renato Torres foi abreviada pela incapacidade de montar uma equipe que formasse consenso. Pesou também o seu distanciamento do dia a dia da Polícia Civil por mais de uma década. Quando ele deixou o Tribunal de Contas do Município - TCM, o presidente da corte, Luís Guaraná chegou a brincar : 'Vou preservar seu cargo para o seu regresso. O seu lugar é aqui'. A sua saída acaba protegendo José Renato de um resgate de convivência com uma equipe que lhe foi imposta.
Apesar de ter participado da reunião com as autoridades federais nesta segunda feira, 16, os planos de ação apresentados foram desenvolvidos pela equipe técnica da Polícia Civil e seguirão em curso.
A saída de Amim Fernandes do Detran resolve um desconforto de deputados estaduais com o gestor, que, não estava atendendo a vários pleitos de parlamentares. Exatamente por esta linha dura que o seu nome ganhou a preferência. É um erro político afirmar que a Polícia Civil terá uma gestão politizada. Foi na gestão Witzel que Amim elaborou um plano de combate à lavagem de dinheiro que sufocaria as finanças do crime organizado. Projeto que ele, se consegue firmado a nomeação , poderá colocar em prática.
A possibilidade de mudança na Polícia Civil foi comunicada pelo Governador Cláudio Castro ao ministro Flávio Dino e ao secretário executivo do Ministério da Justiça Ricardo Cappeli no final da reunião da segunda feira à noite.
A escolha do sucessor de Amim no DETRAN será escolhido após a efetivação do novo secretário e da mudança do Lei Orgânica, que caberá a Alerj promover a equiparação de prazo.