Por:

PINGA-FOGO

SEBRAE NACIONAL - O PSB está cobrando do Governo Lula as posições no comando do Sebrae Nacional que foram prometidas na criação de uma nova pasta para Márcio França: o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Além das cadeiras no comando da nacional e em algumas estaduais.

OS MESMOS ERROS - Perguntado por amigos sobre as mudanças na área de segurança do estado, o vice-governador do Rio, Thiago Pampolha, ficou em silêncio e, depois de uma longa pausa, respondeu: "Não fui consultado". De uma velha raposa da política fluminense: "É um paradoxo que este novo governo esteja cometendo os mesmos erros do governo Witzel com relação ao alijamento do seu vice".

BEIJA MÃO - O ex-presidente da Alerj, André Ceciliano, passou o feriado no seu sítio em Mendes e recebeu, ao lado de Ludimilla, uma legião de amigos, entre eles, Maria Lúcia e o ex-governador Luiz Fernando Pezão.  Cada visita de André ao Rio aumenta a romaria para o beija mão do político que ocupa a Secretaria Nacional de Assuntos Federativos. No próximo feriado, dia 02 de novembro, uma nova temporada do casal Ceciliano em Mendes.

OUSADIA SUPREMA - Uma das mais respeitadas agências de comunicação do país corre o risco de ter de cuidar novamente da imagem de um velho desafeto. No final do governo Crivella, a área de comunicação ficou sob o guarda-chuva informal do moço e a agência foi chamada para uma inusitada proposta: teria de contratar a própria empresa do desafeto, para executar os mesmos trabalhos que sempre realizou com competência e ficaria com apenas 20% do contrato. Uma ousadia, já que a companhia licitada possui estreita relação com veículos de comunicação e com o primeiro time da imprensa brasileira. Tudo indicava que o então prefeito Marcelo Crivella não tinha conhecimento do achaque.

CENÁRIO IMPOLUTO - A possível candidatura do delegado Alexandre Ramage a Prefeito do Rio, pelo PL, será calcada em uma conduta impoluta do candidato e da sua legenda. A chave para o sucesso eleitoral é o comportamento exemplar de um candidato de direita. Ramage foi eleito deputado federal com uma campanha irretocável e sem sombras. No Rio, o PL comanda as Ciência/Tecnologia e Cidades, que são conduzidas sem sobressaltos e respingos. O perigo está na nova pasta que um segmento do partido está pleiteando. A luz amarela de Ramagem acendeu, já que ele sabe dos acordos e apoios nada ortodoxos que o indicado para a nova secretaria estadual recebeu quando também se candidatou, sem êxito,  a deputado federal e da folha corrida de problemas. Um prato cheio para atacar o PL no horário gratuito em 2024. O que não falta a Alexandre, ex-comandante da Agência Brasileira de Inteligência  - ABIN, é informação. Ele é uma das pessoas de maior credibilidade junto ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele pode explicar os riscos desta nomeação à fórceps.

POR UM TRIZ - O Rio de Janeiro deve muito aos orixás baianos. Se não fosse a situação crítica da segurança na Bahia, uma nova intervenção federal na segurança do estado já teria sido decretada, principalmente depois que vazou as notícias das interferências políticas nas indicações para as pastas de segurança fluminense. A leitura é que estamos vivendo uma guerra urbana e incluir componentes políticos nas indicações seria um erro fatal.

DESVENDADO - Na reta final, a apuração dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco coloca personagens da política fluminense na mira da Polícia Federal. O assunto está fervendo em Brasília e a solução virou uma questão de honra para o ministro Flávio Dino.

MARATONA - Quem retornou de férias foi o secretário da Casa Civil do Governo do Rio, Nicola Miccione, que participou da Maratona de Chicago. Ele conseguiu completar a prova e ficou impressionado de como a cidade acolhe os maratonistas. Nicola já teve um tempo melhor, mas, neste ano, como a sobrecarga de trabalho no Governo, a sua meta era completar a maratona, o que fez com direito a medalha.

TEATRO EM ANGRA - Um dos eventos mais tradicionais de Angra dos Reis teve sua noite de abertura na última sexta-feira (13). A Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis, conhecida como FITA, leva à cidade da Costa Verde cultura e movimenta a economia. A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de Angra, Fernando Jordão, do secretário de Cultura, Andrei Lara, do secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferrreti, do secretário de Eventos, João Willy Seixas Peixoto, e dos patrocinadores e idealizadores da FITA. Segundo o prefeito Fernando Jordão, esse ano a ideia de colocar a tenda próxima ao Centro foi um grande acerto. "Assim, de uma forma estratégica, é possível conciliar a arte e cultura com o desenvolvimento econômico do município, com os moradores e visitantes aproveitando os supermercados, restaurantes e lojas de artesanato".

JUSTIÇA ITINERANTE - A próxima edição do Justiça Itinerante, programa do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), estará de volta à Angra dos Reis no próximo mês e vai iniciar o pré-cadastro para casamento gratuito no dia 18 de outubro. O programa estará na cidade nos dias 7, 8 e 9 de novembro, respectivamente, nos bairros Parque Mambucaba, Bracuí e Japuíba. Aqueles que estiverem em uma relação estável e quiserem, poderão aproveitar a passagem do "Fórum Móvel" para oficializar o casamento, que faz parte das ações do Justiça Itinerante, que contemplarão também outros serviços, como correções de erros na certidão de nascimento ou casamento; registros de filhos; solicitações de retiradas de certidão de nascimento; localizações de documentos; entre outros.

CPIS SEM RESULTADO - No início do primeiro semestre, temia-se que elas fossem desviar a atenção do Congresso e fazer com que projetos importantes acabassem não sendo votados. Ao final, as diversas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) instaladas na Câmara e no Senado vão chegando ao fim sem grandes resultados. A CPMI dos Atos Golpistas termina esta semana sem que nem governo nem oposição tenham conseguido fazer os depoimentos mais bombásticos. O governo não conseguiu levar para depor o ex-presidente Jair Bolsonaro. E a oposição não conseguiu levar o ex-ministro da Justiça. A CPMI deverá terminar com três relatórios: o oficial, da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e dois paralelos, do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) e do senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

SEM RELATÓRIOS - Algumas CPIs nem relatório final conseguiram votar. Foi o caso das CPIs do MST e das Apostas Financeiras. A CPI das Lojas Americanas votou seu relatório, mas foi incapaz de indiciar culpados. A das Pirâmides Financeiras foi mais efetiva: aprovou o relatório e chegou a pedir o indiciamento do ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho e da empresa 123 Milhas. Se os processos irão adiante, será com a justiça.

FIM DA IMPUNIDADE - Em Teresópolis, o prefeito Vinicius Claussen suspendeu e penalizou empresas que vêm descumprindo contratos firmados com a Prefeitura. Além da Econstrur Construções Eireli, que já acumula multas de quase R$ 265 mil, outra empresa também está sendo penalizada, a Engemac Máquinas e Equipamentos Ltda. A multa chega a R$ 110 mil. As empresas também ficam proibidas de participarem de licitações no município.

BI-CAMPEÃO - O Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) alcançou mais uma vez, no Banco Central do Brasil, a primeira colocação na lista das instituições que preveem o IPCA trimestral no país. A projeção para a inflação no período de julho a setembro, inserida pelo IFec RJ no Sistema de Expectativas do BC, recebeu nota 9,8268. A segunda colocação ficou com a Bahia AM, com nota 9,7412. A UBS Brasil CCTVM ficou em terceiro lugar com 9,7314. O resultado foi divulgado na última quarta-feira (11/10) pelo BC. Em julho do ano passado, o IFec RJ conquistou a primeira colocação com nota 8,8745.

REFLEXÃO - Frase que ecoou na semana passada: "Formação de grupo político é uma coisa. Formação de gangue é outra bem diferente".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.