Por:

PINGA-FOGO

SUBIU O NÍVEL - Semana dura para o Governo do Rio, mas que termina longe das cordas. Aliás, finaliza com uma maratona política em Brasília, demonstrando a importância que o estado tem no cenário nacional. O governador Cláudio Castro saiu de varejo midiático, de uma péssima coletiva na qual nominou bandidos, um erro para um chefe de Estado, e decolou para uma conversa em sequência com as mais importantes figuras da República e com propostas concretas para estancar a hemorragia, causada pelos ataques aos ônibus incentivados por milicianos, na última segunda, 23.

FIDELIDADE - O novo secretário de Polícia Civil do Rio, Marcus Amim fez questão de prestigiar a sua casa midiática e deu a primeira entrevista à jornalista Isabele Benito, apresentadora do telejornal do SBT local. Ele era comentarista de segurança da emissora e assumiu o compromisso de falar primeiro com os seus ex-colegas. A Globo, a Record e a Band ficaram para o fim da fila.

PAREDÃO - O governador Cláudio Castro participa, nesta sexta, 27, de seminário sobre empregos na sede do Jornal O Globo. Na sequência, ele concede entrevista a uma equipe do periódico para a edição do próximo domingo do matutino.

NO COLETE - O vereador Carlo Caiado tem sido incentivado a ficar na disputa pela vice-prefeitura do Rio em 2024. O deputado federal Pedro Paulo ganha a cada dia uma dimensão histórica no parlamento e será difícil para o presidente Lula abrir mão de um deputado com habilidade e capacidade técnica singular. O seu papel de relator de temas espinhosos lhe dá uma projeção nacional. Agora na relatoria do projeto sobre a taxação de offshores e fundos exclusivos, ele deu um show. Foi elogiado pela equipe econômica. No Planalto, muitos se arrependem de não ter entregue um ministério a Pedro Paulo. A prefeitura do Rio ficou pequena para o tamanho que ele passou a ter na política nacional. Para Eduardo Paes, a opção por Caiado passa a ser uma das mais confiáveis.

GRANDE FAMÍLIA - Em Belford Roxo temos agora o Renatinho "Ceciliano". Trata-se de Andrew Renato Estavam Pires, o novo chefe da Casa Civil do prefeito Waguinho Carneiro, que antes ocupava a assessoria do secretário Nacional de Assuntos Federativos do Governo Federal, André Ceciliano. Na cidade, virou praxe a adoção do nome do padrinho político. Por exemplo, a deputada federal e ex-ministra do Turismo, Daniela Carneiro, fez campanha como Daniela do Waguinho. Nas pesquisas, quando Matheus Carneiro aparece, fica em terceiro lugar, mas quando é identificado como Matheus do Waguinho, ele sobe para primeiro. Ele é o candidato a sucessor do tio. Já Renatinho, deverá ser candidato a vice de Matheus. A chapa terá então de carona Waguinho e Ceciliano. Renatinho é o primeiro a entrar para a família do ex-presidente da Alerj.

ALVO DE CRIME AMBIENTAL - O prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, está indignado, assim como a população do município, por causa da derrubada de um coqueiro, um símbolo da Praia do Dentista, que fica na Ilha da Gipóia, uma das mais lindas da Costa Verde. Um vídeo, que circula nas redes sociais, mostra um grupo de jovens subindo no coqueiro e o balançando até ele cair. A prefeitura divulgou um comunicado no qual informa que está tentando identificar os responsáveis. "O ato pode ser enquadrado como crime ambiental, previsto nos artigos 38, 40, 50 e 54, entre outros, da Lei 9.605/1998, passível de multa e de pena de reclusão e/ou detenção", diz a nota. A prefeitura ainda lamentou que "os banhistas descumpram regras básicas estabelecidas para a preservação de nossas matas e praias".

MOBILIZAÇÃO TOTAL - Até o Disque Denúncia de Angra foi mobilizado para tentar identificar os responsáveis pelo vandalismo.  A Praia do Dentista — o nome oficial é Praia da Jurubaíba — é a segunda maior do município, segundo informações da prefeitura. Turistas de todo o mundo faziam parada na praia para terem o belíssimo cenário, com o coqueiro envergado, como pano de fundo de suas fotos.

TUDO EM CASA - Após Elias Montes (PL) ingressar no governo municipal de Petrópolis, sua mulher, Márcia Alessandra Viana Montes, também conseguiu um cargo. Ela foi nomeada para Direção e Assessoramento Superior de Assessor Técnico de Gestão de Dados Georreferenciados, da Secretaria de Planejamento e Orçamento. Até abril, ela estava nomeada no gabinete do vereador bolsonarista Octávio Sampaio (União).

CARGO NA CPTRANS - Elias ficou em quarto lugar na corrida eleitoral de 2020, no município. À época, foi candidato pelo PSL e se dizia bolsonarista. Agora, está como diretor técnico-operacional da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), dentro da gestão do prefeito Rubens Bomtempo (PSB), de esquerda, que fez até campanha para Lula. O ex-prefeitável também era visto como um nome forte do PL para as eleições 2024. Sua decisão em aceitar um cargo no governo, ainda que filiado a um partido da oposição, não passou pela sigla, foi pessoal.

VAI CONCORRER - Engana-se quem pensa que o prefeito Rubens Bomtempo jogou a toalha e não vai concorrer à reeleição. Ele já trabalha nisso há muito tempo e aposta na divisão dos adversários. Se o governador Cláudio Castro tiver mais de um palanque na cidade, ele tem certeza que leva.

VITRINE - O excesso de exposição do ministro Flávio Dino na questão da violência do Rio, antes e depois da queima dos ônibus, tem gerado um enorme desgaste de imagem. Fez crescer a resistência do próprio PT a sua ida para o STF.

BALA DUDU - Em entrevista à GloboNews, em Brasília, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, pediu explicitamente que haja controle da Polícia Federal sobre policiais e políticos que tenham desvios de condutas. Se o pedido for aceito, pode pegar de proa alguns integrantes do primeiro escalão da própria Prefeitura, principalmente recém nomeados. Caiu mal para a classe política esse pedido subliminarmente de uma "Furna da Onça".

INOXIDÁVEL - Frase de um dirigente hoteleiro carioca: "O Rio é inoxidável". Na semana do próximo feriadão, a hotelaria apresenta uma taxa de ocupação superior ao do ano passado.

NAVIO FANTASMA - Uma fake news toma conta do noticiário sobre um barco milionário apreendido no Rio com pacotes de dinheiro. Ao contrário do que circulou, o personagem citado chegou e não saiu para o exterior, como foi construída a notícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.