PRESSÃO NÃO FUNCIONA - O clima ferveu no principal gabinete da Alerj com a notícia de que o novo secretário da Polícia Civil, José Renato, terá ampla liberdade para montar a sua equipe, evitando a politização de cargos, principalmente nos nomes para as subsecretarias. Um dos cotados para a cadeira que acabou sendo ocupada pelo novo secretário está com apadrinhamento político para virar sub. Se for convidado, por méritos próprios, tudo bem. Será nomeado. O problema é forçar a entrada mediante indicação política.
VALE TUDO - Essa busca por cargos no primeiro escalão é grave e virou um vale tudo. Tem candidato usando o nome de ex-presidente do TJ para tentar voltar ao primeiro escalão. O mesmo rapaz, que estava sentado em um shopping há poucas semanas com mais dois ex-colegas do governo WW, dizia cobra e lagartos do chefe que pretende fingir que vai servir. Na mesa, um defendeu e outro ficou calado enquanto o moço, sozinho, ligava a metralhadora.
ALIBABA E OS QUATRO MIL NÚCLEOS - Uma das últimas mexidas de um ilustre representante da família Bolsonaro no Rio pode ter contribuído para o clima de caças às bruxas que vem sendo realizado contra os seus integrantes. Está sendo visto como audacioso o "abre te sésamo" que removerá a pedra da caverna do esquecimento que guardava 4 mil núcleos explosivos.
ANGRA QUER LAUDO - A Prefeitura de Angra informou, com exclusividade ao Correio da Manhã, que está cobrando agilidade da Eletronuclear a respeito do laudo técnico sobre o vazamento de óleo em um canal de efluentes da Central Nuclear, onde ficam as Usinas Angra 1 e 3. As manchas de óleo surgiram na quinta-feira, dia 21. O governo municipal esclareceu ainda que está em contato com a Comissão Nacional de Energia Nuclear, que é o órgão responsável por acompanhar as rondas realizadas pela Eletronuclear. O Ibama também acompanha o caso. De acordo com as primeiras informações divulgadas pela Eletronuclear, na semana passada, o óleo não vazou das usinas Angra 1 e 2, e não atingiu o mar.
TROCA DE COMBUSTÍVEL - O acidente ocorreu na véspera da interrupção da usina Angra 2 para a troca de combustível (urânio). O que para alguns especialistas é uma preocupante "coincidência". Estão previstos 30 dias para realizar o reabastecimento de urânio, período em que a usina paralisa as atividades. Os trabalhos ocorrerão 24h por dia, sem interrupções. No total, serão substituídos 52 dos 193 elementos combustíveis no núcleo do reator. Além disso, serão realizadas tarefas de manutenção e inspeção em equipamentos que não podem ser isolados durante a operação da usina. Já a parada de Angra 1 está programada para começar no dia 28 de outubro, com duração prevista de 50 dias para manutenção e troca de combustível.
COMEMORAÇÃO - A Firjan SENAI comemorou, nesta quarta-feira (27), 80 anos na Região Serrana, com uma reunião do Conselho Firjan Serrana em Petrópolis. No município e em Nova Friburgo, a entidade atua em parceria com empresas, instituições e poder público, oferecendo cursos profissionalizantes, que são, muitas vezes, a principal porta de entrada dos jovens no mercado de trabalho. Dados da Firjan mostram que em Petrópolis, que tem uma unidade de uma das maiores oficinas de aviação do mundo, GE Celma, tem em seu quadro de profissionais, cerca de 90% são formados nos cursos profissionalizantes do SENAI. Em Nova Friburgo, o polo oferece formação para o desenvolvimento do setor metalúrgico, construção civil, moda, panificação e gráfica, dos cursos, pelo menos 83% conseguem ser inseridos no mercado de trabalho.
EDUCAÇÃO FISCAL - O editor-chefe da edição nacional do Correio da Manhã, Rudolfo Lago, será, pela segunda vez, um dos jurados do Prêmio Nacional de Educação Fiscal. Idealizado pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), o prêmio visa distinguir iniciativas que promovam a educação fiscal sob vários meios e aspectos, desde o trabalho em escolas, universidades e pesquisas até a produção jornalística pelos vários meios.
253 INSCRITOS - Este ano, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal recebeu 253 inscrições, entre projetos de escolas públicas, instituições, projetos de tecnologia e matérias da grande imprensa. No caso do jornalismo, foram inscritas 29 reportagens, que serão julgadas por Rudolfo e pela jornalista Denise Rothenburg, do Correio Braziliense. A primeira reunião da comissão julgadora será na terça-feira (3). A festa de premiação será no dia 31 de outubro, no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.
PROVOCAÇÃO? - Em pleno Dia Mundial do Turismo a falta de habilidade do atual presidente executivo da Fundação Rio Convention & Visitor Bureau, Carlos Werneck, fez entornar o caldo da relação com o poder público. A estranha passividade dos dirigentes da Fundação, sobre uma afronta ocorrida na festa dos 100 anos do Copacabana Palace Hotel, que por pouco não virava um episódio policial, culminou com um telefonema convite para a vítima ir prestigiar o desafeto. Quem conhece o histórico empresarial do Werneck, com brigas societárias e com senhoril, além das entidades que já participou, não fica surpreso.