HOMENAGEM A DORNELLES - O governador do Rio, Cláudio Castro, já definiu a primeira grande homenagem que o seu governo prestará à memória do ex-governador Francisco Dornelles. O Centro de Convenções que será erguido na Lagoa receberá o nome do político que faleceu no último dia 23 de agosto de 2023. Em Brasília, o Centro de Convenções do Governo do Distrito Federal foi batizado com o nome do deputado Ulisses Guimarães e virou referência na capital.
O complexo do Lagoon será transformado em um moderno centro de eventos e estará pronto para o final de 2024, a tempo do G20. A escolha da homenagem a Dornelles ganhou aplauso do setor turístico. Ele foi ministro e teve o turismo na sua pasta, sempre apoiou a atividade no Legislativo e teve como braço direito Nilo Sérgio Félix, um dos maiores especialistas em turismo do Brasil. A escolha não poderia ser mais exemplar.
A transformação do antigo complexo do Lagoon em um equipamento para o setor de eventos resolveu um enorme volume de pressão que recaia para o uso daquele espaço. Exigiu um pulso forte do secretário do Gabinete do Governador, Rodrigo Abel, de quem partiu a genial ideia de homenagear Francisco Dornelles. O presidente do SindHotéis, Alfredo Lopes, aplaudiu duplamente a iniciativa: "a hotelaria da Zona Sul precisava de um centro de convenções de porte médio e por vários anos tentamos uma solução. A notícia de que será batizado com o nome do Francisco Dornelles merece aplauso pela sua relação com o turismo, mas também aumenta a responsabilidade da qualidade final do equipamento", afirmou Lopes.
NO TRILHO - Nesta quinta-feira (14), o secretário estadual da Casa Civil do Rio, Nicola Miccione, foi recebido em Brasília pelo Secretário Especial Marcus Cavalcanti, responsável pelo programa de parcerias e investimentos da Casa Civil da Presidência da República. O objetivo da reunião foi traçar estratégias para os estudos do projeto de expansão do Metrô no Rio de Janeiro. A linha 3 será importantíssima para o desenvolvimento da região do lado oposto da Baía de Guanabara, que até hoje não tem o privilégio de ter um transporte de massa.
NETO E FARIA JUNTOS NOVAMENTE - O vice-prefeito de Volta Redonda, Sebastião Faria, confirmou, na manhã desta quinta-feira (14), que foi convidado pelo prefeito Antonio Francisco Neto, do PP, para compor a sua chapa novamente nas eleições de 2024. O convite foi aceito. Ou seja, o pleito do ano que vem terá Neto e Faria na linha de frente. O nome de Márcia Cury, diretora do Hospital do Retiro, que chegou a ser cogitado como vice de Neto, desandou.
TRADIÇÃO NA POLÍTICA - A campanha eleitoral em Barra Mansa deve acontecer nos mesmos moldes dos pleitos anteriores: acirrada. Duas das famílias mais tradicionais do município estarão no páreo: a do prefeito Rodrigo Drable, do Pros, e a do vereador Daniel Maciel, do PP, pré-candidato à prefeitura, com apoio do seu pai, o advogado Ricardo Volpe Maciel, hoje na equipe do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Os dois são amigos de longa data e não está descartada a ida de Alckmin a Barra Mansa para mostrar seu apoio a Daniel.
LINHAGEM DE POLÍTICOS - Já o prefeito Rodrigo Drable vem de uma linhagem de políticos com história. Os seus avós, Marcelo Drable e o coronel Aluízio de Campos Costa, foram prefeitos de Barra Mansa e Volta Redonda, respectivamente. Drable é prefeito pela segunda vez e não pode vir novamente. Tende a apoiar o vereador Luiz Furlani, do PSDB, mas o nome de Marcelo Cabeleireiro, ex-deputado estadual, também é cogitado por ele. Porém, ao que tudo indica, Marcelo parece ter se cansado da espera, pensa em fazer voo solo e já teria se filiado ao União Brasil. Ainda corre por fora: Bruno Marini, de olho no PL, e Thiago Valério, do PDT.
DIA DA DEMOCRACIA - O Congresso vai se pintar de amarelo nesta sexta (15) , em homenagem ao Dia Internacional da Democracia. O pedido para a utilização das luzes que vão colorir as cúpulas e o edifício em forma de H que abriga a Câmara e o Senado foi feito pela deputada Bia Kicis (PL-DF) e apoiado pelo movimento Democracia Sem Fronteiras (DSF Brasil).
CARTA - O movimento Democracia sem Fronteiras Brasil está também entregando uma carta aos deputados, destacando que é dever dos governantes alertar a sociedade sobre os perigos que enfrentamos na defesa da democracia, demonstrando como alianças com governos autoritários podem abalar a confiança popular.
FUTURO MAIS JUSTO - "A colaboração de todos nós é a chave para moldar um futuro mais justo e igualitário e o Dia Internacional da Democracia deve servir como um chamado à ação, e a sociedade deve saber a realidade de que a democracia está sob ameaça e que a inação perante a ascensão de ideais antidemocráticos pode resultar em graves consequências", diz a carta.
CARGOS INCONSTITUCIONAIS - O conselheiro Christiano Lacerda Ghuerren, do Tribunal de Contas do Estado do RJ, não aceitou o recurso da Prefeitura de Petrópolis ao processo em que a Associação Nacional dos Procuradores Municipais pede ao tribunal uma recomendação para que os gestores municipais se abstenham de cargos jurídicos comissionados. Petrópolis tem ao menos 39 cargos de advogados públicos indicados, na Procuradoria e secretarias. Alegando que esses cargos são inconstitucionais, a associação pede que seja feita a todos os municípios do Estado do Rio a indicação de concurso público para essas vagas; a nomeação para cargos de direção, chefia e assessoramento no âmbito da Procuradoria, sejam exclusivos de ocupantes de cargos efetivos; e que a Dívida Ativa seja comandada por Procuradores de cargos efetivos. Em 2018, o TCE-RJ já havia expedido um ofício a todos os municípios recomendando a observação de alguns requisitos para a nomeação de cargos jurídicos nas prefeituras. O voto pelo "não conhecimento" ao recurso da Prefeitura de Petrópolis, acompanha a decisão daquele ano: "em razão da ausência do pressuposto recursal do cabimento, mantendo-se a decisão desta Corte proferida em Sessão Plenária de 28/08/2018".