OS CHINESES DE KING - Maduro é o queridinho dos chineses, que estão dominando as concessões venezuelanas, inclusive na área do transporte público, especialmente trens e metrôs. Aliás sabem que andou pela Venezuela em ti-ti-ti com os chineses? Foi o mister King.
MR. KING EM CARACAS - O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Washington Reis, retornou na semana passada de Caracas onde esteve conhecendo as operações dos chineses que ele pretende colocar no lugar dos japoneses da SuperVia. Usou até as redes sociais para escancarar essa controversa relação. Os japoneses da SuperVia ficaram apavorados com as entrelinhas das primeiras conversas que tiveram com a Setrans, já no comando de Mr King. Agora, com a declaração de amor aos chineses de Maduro, o jogo começa a ficar mais claro. Aliás, WR adora destinos exóticos, além da Venezuela, não se desgruda de Israel.
OS BURACOS DA SETRANS - A Setrans virou uma ilha de decisões isoladas e nem parece ser subordinada ao Guanabara, principalmente na agenda ligada às grandes concessões. A fórmula particular de agir gerou uma nova pérola. O funcionário que fiscalizava as obras no aeroporto de Angra dos Reis, menina dos olhos do senador Flávio Bolsonaro, foi sumariamente demitido por ter feito um relatório (com fotos) sobre buracos na pista do aeródromo, que poderiam provocar erosão e comprometer a segurança de voo. A construtora terá de fazer reparos e gerar gastos. A exoneração, que saiu no Diário Oficial (DO )desta segunda-feira (29), tirou dos quadros da pasta o único engenheiro aeronáutico, formado na Alemanha e conhecedor do tema. O seu erro foi ter enviado o relatório para o gestor do contrato e não para o subsecretário executivo, Carlos Henrique Vaz, indicado pela família Brasão e quem faz questão de conversar com as empreiteiras. Convenhamos que uma obra de R$ 26 milhões não pode ter buracos. Uma velha raposa política já tinha profetizado: "Coitado do Guanabara se o WR fosse o vice".