Um carro de chapa de bronze da Alerj, o de número 107, foi flagrado na calha exclusiva do BRT na Salvador Allende. Ele está a serviço de uma das novas musas da Alerj, a deputada Índia Armelau, que está dando um péssimo exemplo para quem foi eleita pelo PL, na onda moralizante do Bolsonarismo. Vitoriosa pelos vídeos do TikTok, a parlamentar deveria usar a ferramenta para pedir desculpas e justificar o abuso de autoridade. Pior são os carros de deputados que retiram a placa para trafegar no espaço reservado para os ônibus. A prefeitura já coleciona fotos de outras autoridades invadindo as pistas exclusivas e vai colocar sistema de câmera para sinalizar os flagras.
ABUSO DAS PLACAS - O GSI do Governo do Estado é o responsável pela autorizações de emissões das placas reservadas, que camuflam a licença original do veículo e o colocam em um limbo, evitando que o carro seja multado. É o DECRETO Nº 47.805 DE 20 DE OUTUBRO DE 2021, assinado pelo Governador Cláudio Castro, que regulamenta as emissões. Ele é duro e só permite a concessão em casos de segurança.
IMPUNIDADE TERÁ FIM - O problema das placas especiais é o uso abusivo com a certeza de impunidade. A multa nunca vai chegar. O que assistimos é um festival de arbitrariedade de alguns condutores. Existe, porém, um movimento no Conselho Nacional de Trânsito para que esta impunidade acabe e as infrações cometidas pelos veículos com placa especial sejam remetidas para a licença original.
MARIDO BARBEIRO - Nem tudo são rosas no transporte de autoridades. O marido de uma secretária de estado se envolveu em um acidente de trânsito como condutor. Aliás, o aparato de segurança usado por esta autoridade assusta quando ele chega em restaurantes ou agenda social, algo digno de Presidente da República. Nem o Governador tem uma escolta tão grande.
GUILHOTINA - O prefeito Eduardo Paes compartilhou, no grupo do 1º escalão da Prefeitura, a manchete do Correio da Manhã sobre o abuso na utilização de carros de representação. Deixou bem claro: "se tem algo que gera demissão na Prefeitura, com direito à exposição pública, é a possibilidade de alguém usar giroflex em carro oficial. Se entrar na pista do BRT então…". Fica o alerta.
ATÉ VEREADORES - Dois vereadores do Rio enviaram para o GSI o pedido de emissão de placas especiais. O pedido foi negado pelo DETRAN, porque foi enviado errado e reencaminhado para o Guanabara. Até agora o pedido não foi liberado.
CURSINHO - E por falar em GSI, começa na próxima a semana o curso para condutores de autoridades, que incluiu aulas de direção defensiva.