Flávio mordeu a maçã dada pela madrasta

Dá até para imaginar Michelle, diante do espelho, fazendo uma adaptação da pergunta que se tornaria clássica: "Existe alguém na família com mais votos do que eu?".

Por Fernando Molica

Flávio Bolsonaro, alvo de reclamações de Michelle

Ao gravar e divulgar os vídeos em que detona o enteado Flávio Bolsonaro, a madrasta Michelle fez com que ele mordesse sua versão da maçã envenenada de "Branca de Neve". Dá até para imaginá-la, diante do espelho, fazendo uma adaptação da pergunta que se tornaria clássica: "Existe alguém na família com mais votos do que eu?".

Engasgado com um pedaço da fruta, o senador demonstrou perplexidade com a ousadia da mulher de seu pai, pediu desculpas, tentou amenizar o problema. Michelle também postou mensagem falando em paz.

Mas o veneno lançado pela madrasta já tinha causado efeitos. Ficou evidente que, para ela, aceitar quieta uma derrota sobre o papel do PL na eleição cearense representaria também abrir mão de algo maior, a herança política de Jair Bolsonaro.

Caso seja vencedor na eleição de outubro, Flávio será o herdeiro incontestável da coroa bolsonarista, mas uma derrota o deixará fragilizado, sem mandato e sem poder. Isto, diferentemente de Michelle, que deverá ser eleita senadora.

Uma vitória de Lula abrirá de vez as portas de uma disputa pela hegemonia de uma direita que, nos últimos anos, conformou-se em viver à sombra de Jair. Lideranças como Tarcísio de Freitas e Nikolas Ferreira não se sentirão mais obrigadas a beijar a mão do ex-presidente, terão condições de tocar seus próprios projetos.

Para se manter relevante em caso de triunfo petista, o bolsonarismo terá que se mostrar capaz de derrotar os que, hoje, são seus aliados na direita. E vai ser difícil Flávio conseguir manter o protagonismo caso passe a ter no currículo uma derrota, mesmo depois de ter sido ungido e imposto pelo pai.

Com a divulgação dos vídeos, Michelle mostrou que está na briga pelo espólio do marido. Apesar de, como Flávio, Carlos, Eduardo e Jair Renan, ter sido gerada de uma costela do líder do clã, ela construiu uma carreira paralela, criou bases entre mulheres e evangélicos, passa imagem de firmeza e de independência. Diferentemente dos enteados, indica não precisar ouvir o ex-presidente antes de tomar posições.

Uma independência que cria constrangimentos para o próprio marido, colocado em situação bem desconfortável com a publicação dos desabafos de Michelle: revelará fraqueza caso não tenha sido previamente consultado sobre os ataques ao primogênito e indicará insatisfação com seu escolhido para a missão presidencial se tiver concordado com a decisão tomada pela mulher.

Ao expor Flávio publicamente, Michelle demonstrou que está na briga, que não teme dar cotoveladas e que, diferentemente da madrasta da Branca de Neve, não terceiriza tarefas, não contrata caçador para abater alguém que vê como rival. Ela se encarrega de fazer o serviço.