O Programa Academia Carioca celebra 17 anos nesta quarta-feira (24) como uma das principais estratégias do Sistema Único de Saúde (SUS) para a prevenção de doenças e para o estímulo a hábitos saudáveis. Criado pela Prefeitura do Rio em 2009, o programa já transformou a vida de mais de 1,2 milhão de usuários da rede de Atenção Primária. Muito além de incentivar a prática de exercícios físicos, a estratégia pioneira fortalece vínculos comunitários, traz diversos benefícios à saúde e promove autonomia, especialmente entre a população idosa.O objetivo do programa é melhorar os indicadores de saúde dos cariocas pela ampliação do acesso à atividade física supervisionad, e hoje conta com 203 mil participantes, 57% deles com mais de 60 anos.
Academia Carioca: 17 anos promovendo qualidade de vida
Impacto que vai além dos números
Maria de Lourdes Marques, de 71 anos, é moradora da Rocinha e participa do programa há 14 anos. A técnica de enfermagem aposentada pratica atividade física três vezes na semana na academia da Clínica da Família Maria do Socorro, mas está todos os dias, auxiliando e servindo de exemplo para outros colegas. Ela destaca que o programa entrou na sua vida em um momento difícil e trouxe muitos benefícios e qualidade de vida.
Menu