Por: Fernando Molica

Lira vai a Lula para taxar compras em sites estrangeiros

Lira vai a Lula para taxar compras em sites estrangeiros | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) terá um encontro nesta quinta com o presidente Lula. Tentará um acordo em torno da aprovação de cobrança de impostos sobre compras de até US$ 50 (R$ 260) em sites estrangeiros.

Lira fez com que o deputado Átila Lira (PP-PI) incluísse a taxação no projeto do Mover, que prevê incentivos à produção de carros menos agressivos ao ambiente.

Empresários brasileiros e as confederações do comércio, da indústria e da agricultura têm pressionado pela cobrança de impostos às compras - consideram desleal a concorrência de sites estrangeiros, principalmente chineses. 

A proposta esbarrou, porém, na resistência do PT e de Janja, mulher de Lula: há o temor de que a cobrança de impostos seja muito impopular. O PL, principal partido da oposição, também ficou contra a taxação.

O projeto deveria ter sido votado nesta quarta, mas, diante da possibilidade de derrota, o presidente da Câmara resolveu tentar um acordo, como o estabelecimento de uma cobrança gradual. A ida a Lula é a sua última cartada.