Por: Fernando Molica

Correio Nacional | 'Interpol' das Américas ganha poder em Brasília

Encontro da Ameripol coincide com nova GLO | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O início das operações, esta semana, de uma nova participação das Forças Armadas na segurança pública coincide com a assinatura amanhã, em Brasília, do Tratado de Constituição da Ameripol, Comunidade de Polícias das Américas.

O Tratado de Brasília, como é chamado, deverá dar condições operacionais à entidade a ausência deste tipo de documento impede que tenha um papel efetivo como o da Interpol. Fundada em 2007, a Ameripol é voltada para o intercâmbio de informações policiais e capacitação seus integrantes - conta com a participação de 36 polícias de 30 países, entre elas, a Polícia Federal brasileira. Hoje, também em Brasília, haverá reunião de polícias e forças de segurança do Mercosul.

 

De olho na GLO

Representantes de países vizinhos já fizeram chegar ao Itamaraty e ao Ministério da Justiça seu interesse na nova GLO, Garantia da Lei e da Ordem. Avaliam que, caso dê certo, a operação também será útil para diminuir o problema do tráfico de drogas em suas fronteiras.

Bola pro lado

Primeiro vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP) deu uma sumida depois da confusão em torno da votação de uma moção que condenava os ataques do Hamas. Pré-candidato à Presidência da Casa, tenta esfriar a repercussão do episódio.

Números mostram importância da vacinação

Vacina derrubou casos e salvou milhares de vidas | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Painel disponível no site da Prefeitura do Rio traduz em números a importância das vacinas para o controle da pandemia da covid. Até outubro deste ano houve na cidade 73.796 casos da doença, contra 762.710 no ano passado: a taxa de incidência corresponde a 10% da registrada em 2022.

O grande alívio, porém, é em relação à mortalidade. Em 2020, antes da vacinação no país, entre cada 100 mil cariocas, 283,5 morreram de covid; no ano seguinte, quando as primeiras doses começaram a ser aplicadas, a taxa caiu para 246,3 por cem mil. Ano passado, para 43 e, em 2023, 4,0 por cem mil. Dados que calam qualquer teimoso.

Terras 1

Govdernador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem encontro marcado com o ministro Cristiano Zanin, no Supremo Tribunal Federal. A conversa é para discutir uma ação do PT que questiona a legalidade do Programa de Regularização de Terras paulista.

Terras 2

A lei permite a regularização de terras públicas invadidas mediante um pagamento de até 40% do valor de cada propriedade. Para o PT e outros partidos de oposição, a medida legaliza a grilagem, ou seja, fraudes no processo de ocupação de áreas rurais.

Rei no Rio 1

Rei do maior grupo étnico de Angola, Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI enfatizou, em evento ontem no Rio, a importância de utilizar a internet para preservar língua e costumes de seu povo. Ressaltou ser difícil manter tradições em cultura baseada na oralidade.

Rei no Rio 2

Ele gerou um pequeno constrangimento em parte da plateia ao ser questionado sobre o papel da mulher em sua comunidade, no centro de Angola. Frisou a importância delas, sua força; mas disse que há papeis bem definidos — homens, por exemplo, não lavam louça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.