Coluna Magnavita: Pinga-Fogo: Ministro Humberto Martins volta atrás e válida decisão do TJ que deixa Bomtempo inelegível

Por

Foi só Rubens Bomtempo se afastar do homem da sorte, Juvenil Silva, para sua situação política ficar instável novamente. Na quarta, 22, o ministro e presidente  do STJ, Humberto Martins, acatou as justificativas do Tribunal de Justiça do Rio e suspendeu a liminar que havia concedido, cassando a inelegibilidade de Bomtempo. A liminar de Martins, expedida antes do julgamento do TSE, influenciou a corte. Os votos favoráveis tiveram como base a decisão anterior do STJ, que agora deixou de existir. 

Os embargos de declaração que poderão ser apresentados contra a decisão do TSE – que permitiu a posse de Bomtempo  – ficaram robustos com a mudança de posição do ministro Humberto Martins. O novo cenário só será delineado com o fim do recesso em fevereiro. Na prática, Bomtempo terá um piano pendurado na cabeça até a volta da corte.

Outro fator que deve ser levado em conta no caso de Petrópolis é a possibilidade de uma medida cautelar no STF. Nesse caso, seria um praticamente novo julgamento, e os ministros da corte que participaram do processo, Alexandre de Moraes, Edson Facchin e Luís Roberto Barroso, ficam impedidos. Entre os que podem votar estão os ministros Kassio Nunes e André Mendonça.