BRASILIANAS | Fecomércio-DF lança câmara temática com foco nos jovens empreendedores
Voltada à nova geração de empresários, a Fecomércio-DF anunciou a criação de sua sexta instância temática
Voltada à nova geração de empresários, a Fecomércio-DF anunciou a criação de sua sexta instância temática, a Câmara de Jovens Empreendedores
O colegiado, formado por 30 conselheiros, é o primeiro do Sistema Comércio em âmbito nacional e nasce com a proposta de articular as agendas já debatidas nas demais câmaras, aproximando jovens empresários das ações de defesa dos interesses de setores responsáveis por cerca de 95% do PIB e 67% dos empregos formais no Distrito Federal.
O lançamento foi marcado por um encontro com representantes da demais câmaras, realizado na unidade do Sesc Presidente Dutra, no Setor Comercial Sul. Na ocasião, o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, ressaltou a relevância estratégica desses espaços de debate, que reúnem representantes do setor produtivo, do poder público e da academia, integrando articulações locais e nacionais.
Tomaram posse como coordenadores da Câmara de Jovens Empreendedores empresários filiados a sindicatos da base da Federação e com atuação em segmentos de forte representatividade no comércio de bens e serviços. Assumiram a função Henrique do Vale Andrade (Sincopeças-DF), Larissa Matos Guimarães (Sindióptica-DF) e Paulo Henrique Chaves (Sindloc-DF).
Segundo Aparecido, as câmaras tem apresentado resultados expressivos ao identificar tendências, influenciar políticas públicas e promover o diálogo entre o setor produtivo e os gestores públicos. Ele destacou que a criação de um espaço dedicado às novas gerações representa um avanço natural nesse processo, diante de um cenário econômico e tecnológico em rápida transformação.
Henrique do Vale, coordenador-líder da Câmara de Jovens Empreendedores, destacou que o desafio será grande e ressaltou o caráter pioneiro da iniciativa. “Seremos a primeira Câmara de Jovens do Sistema Comércio no Brasil. Nosso trabalho será pautado pela integração com as demais Câmaras, conectando pessoas, temas e entidades para fortalecer a nova geração de empreendedores”, disse.
Vale lembrou que muitos jovens enfrentam dificuldades no início de seus negócios, especialmente na definição de caminhos e estratégias. “Nesse sentido, a Fecomércio-DF terá papel fundamental no apoio a essa nova geração de empreendedores”, garantiu.
