Brasilianas - Parte da concertina é instalada. A outra está dependurada na grade, próximo a Samambaia Sul
Extensão das linhas
O Metrô-DF possui 42,38 km de extensão total. Há um trecho subterrâneo, localizado entre a Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto) e a Estação Asa Sul, passando sob o Eixo Rodoviário Sul (Eixão). Esse segmento subterrâneo corresponde a aproximadamente 6 quilômetros.
Restam, portanto, aproximadamente 36 quilômetros de trânsito ao ar livre (há algumas pontes e pequenos trechos subterrâneos, como na Praça do Relógio, em Taguatinga). Numa "conta de padaria", seriam 72 quilômetros de "ida e volta" de cercas (uma de cada lado da linha).
Nesses gastos do metrô, foram investidos cerca de R$ 61 milhões para a troca de 40,2 quilômetros desta cerca. Portanto, ainda faltam 31,8 quilômetros. Ao preço do último contrato (R$ 1.518 o metro instalado), ainda seriam necessários mais R$ 48,2 milhões para concluir o serviço.
Veja a galeria de imagens com o abandono de material comprado pelo Metrô-DF:
Brasilianas - Trecho em área urbana, em Samambaia, que está sem concertina (que está jogada no chão)
Brasilianas - Parte tem cerca. Parte tem grade. Parte tem concertina. Parte está no chão
Brasilianas - Alguns dos rolos de concertina estão embolados, e sujos de lama, em meio ao mato
Brasilianas - Rolos inteiros de concertina estão jogados, em meio ao mato
Brasilianas - Trechos do trilho sem concertina (que está jogada no chão)
Brasilianas - Trechos no Park Way, com a concertina jogada no chão
Brasilianas - Trecho sem concertina, que está jogada no chão
Brasilianas - Vários rolos de concertina, que custam R$ 45 reais o metro, estão abandonados
Brasilianas - Trecho em Samambaia com grade sem concertina (que está jogada no chão)
Brasilianas - Rolos de concertina abandonados, ao longo do trilho
Brasilianas - Parte da cerca tem concertina. Outro pedaço não tem. Mas tem um pedaço dela dependurado, sem fixação
Brasilianas - Trecho sem concertina (que está jogada no chão)
Brasilianas - Dezenas de rolos de concertina estão abandonados
Brasilianas - Em Águas Claras, parte da grade tem proteção extra. Outra parte, não
Brasilianas - Trecho da linha convive com mureta antiga e com a nova grade. Não há justificativa para essa diferença
Brasilianas - Concertina abandonada, no mato, enquanto a grade permanece sem a proteção extra
Brasilianas - Concertina abandonada, misturada ao mato
Brasilianas - Vários rolos de concertina abandonados, ao longo das grades sem proteção completa
Brasilianas - No trecho do Park Way, parte ainda mantém o muro antigo. Outro não
Brasilianas - Restos dos muros antigos permanecem abandonados, também, ao longo de trechos do metrô
Brasilianas - Restos dos muros e a grade nova, ao lado da caixa de cabos de energia (objeto de furto). A concertina está no chão e não na grade
Brasilianas - Trecho próximo a chácaras, que mantém a velha estrutura (considerada insegura pela polícia)
Brasilianas - Trecho com a concertina arrancada, parcialmente
Brasilianas - Na Estação Samambaia Sul, há um "depósito" de concertinas abandonadas
Brasilianas - Parte da concertina é instalada. A outra está dependurada na grade, próximo a Samambaia Sul
Brasilianas - Parte da grade tem concertina. Outra não
Brasilianas - Muro antigo, próximo ao ParkShopping, com filetes de concreto, apresenta deterioração. Faz vizinhança com grade nova, mas o serviço não foi concluido
Brasilianas - Muro antigo, de concreto, apresenta deterioração