BRASILIANAS | Rodoviária do Plano Piloto inaugura sala de amamentação, e passa oferecer absorventes nos banheiros
O espaço para as lactantes contará com chuveirinho e fraldas para os bebês, dentre outros recursos
O espaço para as lactantes contará com chuveirinho e fraldas para os bebês, dentre outros recursos
Com foco na eficiência dos serviços, cuidado com as pessoas e qualidade do atendimento, a Concessionária Catedral, vem implantando melhorias na Rodoviária do Plano Piloto desde que assumiu a gestão do terminal, em junho. A mais recente delas é a sala de amamentação. As mamães e seus bebês que passam pelo local terão um espaço equipado com pia, chuveirinho, fraldas, trocador, micro-ondas e assentos. A sala fica no piso térreo, próxima ao banheiro feminino, em direção à Torre de TV.
“É uma forma de incentivarmos à amamentação, uma vez que é um gesto fundamental para a saúde das crianças, além de demonstramos nosso respeito pelas usuárias que, na maioria das vezes, carregam seus filhos e bolsas e têm dificuldade de encontrar um lugar tranquilo, em seu percurso, para alimentar seus filhos”, explica Enrico Capecci, diretor da Concessionária Catedral.
Além disso, em parceria com a Secretaria de Atendimento à Comunidade do Distrito Federal (Seac-DF), a Rodoviária instalou em seus banheiros dispositivos abastecidos com absorventes, disponíveis para as mulheres que passam pelo terminal. A iniciativa faz parte do projetoAbsorva o Bem, do GDF.
Rodoviária obteve ISO
Ações como essas renderam à Rodoviária do Plano Piloto a certificação ISO 9001, selo internacional de qualidade em gestão que atesta que todos os processos do terminal, desde a limpeza e manutenção até o atendimento ao público e o controle operacional, seguem rigorosos padrões internacionais de eficiência e melhoria contínua.
O certificado abrange a “Gestão do Complexo da Rodoviária do Plano Piloto do Distrito Federal e áreas adjacentes, incluindo os serviços operacionais de limpeza e manutenção, apoio ao embarque e desembarque de passageiros, controle de tráfego e acostagem de ônibus, atendimento ao público e apoio ao usuário.”
A certificação é acreditada pelo Inmetro, o que reforça a confiabilidade e o reconhecimento oficial do processo de auditoria, conforme os padrões internacionais de qualidade.
A conquista da ISO 9001 é resultado direto das ações implementadas nos primeiros meses de gestão, que já vêm transformando a experiência de quem passa diariamente pela Rodoviária — cerca de 700 mil pessoas entre passageiros, trabalhadores e visitantes.
“Esse reconhecimento é fruto de um trabalho contínuo para garantir que cada processo da Rodoviária funcione com eficiência, segurança e acolhimento. Nosso foco é oferecer uma experiência melhor a cada dia para o usuário do transporte público”, afirma Enrico Capecci.
