BRASILIANAS | Estrutura construída em São Paulo treina bombeiros em explosões de bateria

Laboratório, custeado pela iniciativa privada, simula uma garagem e a explosão de baterias no seu interior

Por William França

Estrutura em formato de garagem construída em São Paulo realiza simulações para embasar normas de segurança em estacionamentos

Laboratório, custeado pela iniciativa privada, simula uma garagem e a explosão de baterias no seu interior

Quatro bombeiros do DF participaram em junho de incêndios simulados, com a participação de especialistas internacionais de cinco países, e que envolveram 200 bombeiros de todo o Brasil. Eles foram treinados e capacitados para atuar em incêndios envolvendo as novas tecnologias.

A "joia da coroa" foi o laboratório construído na Escola de Bombeiros de Franco da Rocha (SP) especialmente para testes de incêndio de veículos elétricos e veículos convencionais modernos em geral.

Este laboratório é uma estrutura fechada de alvenaria construída para simular as condições de uma garagem em caso de incêndio, incluindo equipamentos como chuveiros automáticos (sprinklers), detectores de fumaça, exaustores, alarmes e sensores de temperatura.

Essa estrutura foi construída num terreno na Escola de Bombeiros com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (SindusCon) e apoio do Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis de São Paulo (Secovi).

Risco de incêndio é muito baixo

Segundo estudos internacionais, o risco de incêndio em carros elétricos é significativamente menor do que em veículos a combustão. Nos Estados Unidos, por exemplo, há apenas 25 incêndios por 100 mil carros elétricos, contra 1.530 por 100 mil veículos a combustão.

O risco de incêndio em carros elétricos está mais relacionado à bateria de íon-lítio, especialmente em casos de impacto ou falhas térmicas. Por isso, há uma preocupação crescente com a infraestrutura de carregamento e com normas de segurança em estacionamentos e edifícios.

E é justamente neste ponto que o CBMDF insiste: "que a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos seja executada por profissionais e empresas devidamente habilitados". As normas técnicas aplicáveis às instalações elétricas de baixa tensão são, em especial a ABNT NBR 5410/2004 e a ABNT NBR 17019/2022, bem como as instruções dos fabricantes de veículos e equipamentos."