BRASILIANAS | Zeno Gonçalves quer concluir o processo de licitação do Metrô ainda este ano, para Ibaneis decidir a data

Tribunal de Contas aguarda respostas em até 90 dias para decidir se autoriza a concessão do Metrô-DF. Secretário de Mobilidade afirma que quer responder o mais rapidamente possível

Por William França

O secretário de Mobiidade do DF, Zeno Gonçalves

Tribunal de Contas aguarda respostas em até 90 dias para decidir se autoriza a concessão do Metrô-DF. Secretário de Mobilidade afirma que quer responder o mais rapidamente possível

No dia 26 de agosto, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) atendeu a um pedido da Secretaria de Mobilidade (Semob) e concedeu mais 90 dias para que o Governo do Distrito Federal esclareça e atualize a proposta de concessão patrocinada do Metrô-DF.

"Queremos concluir as respostas e entregar todas as informações o mais rápido possível, para que o Tribunal de Contas conclua sua análise ou, então, peça mais informações", afirmou Zeno Gonçalves a "Brasilianas". "Vamos atender o prazo que o Tribunal nos deu."

Se tudo correr dentro do previsto por Zeno Gonçalves, a Secretaria de Mobilidade quer deixar todo o processo em condições de ser licitado ainda este ano. "Aí a decisão de quando será desencadeado o processo caberá tão-somente ao governador Ibaneis Rocha", explica o secretário.

Desde 2021, o TCDF analisa a proposta de concessão patrocinada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Divulgação/TCDF - Os conselheiros do Tribunal de Contas do DF deram 90 dias para a Secretaria de Mobilidade prestar esclarecimentos

Dúvidas dos conselheiros

Entre os pontos que os conselheiros do Tribunal de Contas pediram explicações é justamente sobre as obras de expansão do Metrô-DF e como elas vão afetar o projeto de concessão. Quando da última versão enviada ao TCDF, o GDF ainda não tinha decidido expandir as linhas de Samambaia (em curso, ao custo estimado de R$ 400 milhões) e de Ceilândia (em análise, em valores estimados de R$ 865 milhões).

Ao todo, com a compra de 15 novos trens e com a modernização dos parques de energia, além outras melhorias, o GDF estima que o pacote de investimentos no Metrô-DF chegue a R$ 2,5 bilhões. Parte dos recursos virá dos R$ 600 milhões já garantidos ao GDF via o programa Novo PAC Mobilidade (do governo federal), além de aportes da Caixa Econômica Federal, do BNDES e mesmo do caixa do próprio GDF.

Além da expansão, o projeto da PPP gerou outras dúvidas ou pontos de devem ser corrigidos, como a falta da definição sobre o destino dos 1.123 empregados do Metrô, que se somam a outros 121 comissionados. A folha de pagamento do Metrô-DF chegou a R$ 261,5 milhões, em 2024.

"Nós estamos atualizando esse orçamento todo e respondendo aos apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas. Vamos responder, por exemplo, como vai ficar a situação dos atuais empregados públicos do Metrô. Vamos tratar ainda a respeito do material rodante (os trens), falar da cotação de preços que incluem empresas nacionais, etc. São questões muito mais técnicas, e a gente está atualizando tudo, além da atualização do orçamento", completou Zeno.

Além dos pontos citados pelo secretário, o TCDF também fez outros questionamentos, como ausência de Lei que autorize a definição do prazo da PPP em 30 anos (a atual Lei autoriza a concessão por apenas 10 anos, sendo prorrogável por mais 10) e falhas e a falta de detalhamento de práticas para o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato.

 

Divulgação/Metrô-DF - As obras do ramal de Samambaia do Metrô já foram iniciadas em junho

Expansão em Samambaia

As obras da expansão do ramal Samambaia foram iniciadas no final de junho. Serão construídas duas novas estações (a 35 e a 36), uma nova estação de energia e um emissário de águas pluviais, distante 5,5 quilômetros da nova via, para reduzir riscos de inundações e erosões.