BRASILIANAS | Sob as bênçãos de Ibaneis e de Celina, neto de Luiz Estevão filia-se ao PP
Luiz Eduardo Estevão Lira, neto de dois ex-senadores, será candidato a distrital pelo PP | Foto: Instagram
Em evento fechado e "secreto", Luiz Eduardo Estevão Lira assinou filiação e será candidato a distrital em 2026. Ele é neto de outro ex-senador, Raimundo Lira. E, no mesmo jantar, o pai dele, Eduardo Lira, também se filiou ao PP
EXCLUSIVO - O empresário Luiz Estevão de Oliveira Neto, que comanda (ainda que sem participação direta) o site "Metrópoles", o "Metrópoles Digital" (que emporcalha a cidade com seus totens de LED publicitários vermelhos), o "Metrópoles Sports", o Brasiliense Futebol Clube, o Grupo Ok e as construtoras Saenco e Bricco, entre outros negócios, montou uma estratégia familiar para transferir o seu poderio e protagonismo para a nova geração, a fim de manter o controle sobre ativos valiosos e sua influência política: lançou seu neto, Luiz Eduardo Estevão Lira, na vida política.
"Brasilianas" apurou que na noite desta terça-feira (02), num jantar muito restrito, a pouquíssimos convidados, na Península dos Ministros (QL 12 do Lago Sul), Luiz Eduardo Estevão Lira, 21 anos, assinou sua filiação partidária ao PP (Partido Progressista), legenda que tem como principal estrela no DF a vice-governadora Celina Leão. Ela estava presente ao evento, juntamente com o governador Ibaneis Rocha (MDB). Ambos foram padrinhos.
A intenção de Luiz Estevão é que seu neto seja um dos 24 deputados distritais que passem a ocupar a Câmara Legislativa do DF a partir de 2027. Ano que vem, os brasilienses vão escolher os novos distritais e também deputados federais, dois senadores e o governador do DF, além do presidente da República.
Luiz Estevão queria manter sob sigilo essa filiação de seu herdeiro político. Tanto que o jantar foi "quase secreto". Não interessa(va) a ele, neste momento, colocar o seu neto desde já nas "negociações políticas" que envolvem a todo o processo eleitoral. Porém... esta coluna descobriu o segredo!
Luiz Eduardo Estevão Lira é o mais velho dentre os quatro filhos de Ilca Maria (que, por sua vez, é uma dos seis filhos de Luiz Estevão). Ela, entre outras atividades, assina a coluna de moda do site "Metrópoles".
A família Eduardo Lira (Luiz Eduardo, Flay Leite e Marita) | Foto: InstagramMas o garoto tem outro sobrenome...
O pai de Luiz Eduardo é o empresário Eduardo Lira - que, por sua vez, é filho do ex-senador Raimundo Lira (que representou a Paraíba entre 2015 e 2018 pelo MDB). No mesmo jantar, também sob as bênçãos de Ibaneis e Celina Leão, Eduardo Lira também assinou sua filiação ao PP.
Em 2017, o nome de Eduardo Lira foi cogitado para concorrer a deputado federal, mas a família apostou na reeleição de Raimundo Lira para o Senado pela Paraíba - o que acabou não acontecendo.
O novo pepista Eduardo Lira também tem negócios na área de comunicação. Ele é um dos sócios do portal e da revista GPS Lifetime, juntamente com Paula Santana e Rafael Badra (estes, sócios-proprietários do site GPS Brasília).
Além de Luiz Eduardo Estevão, o empresário Eduardo Lira também é pai de Marita Estevão, outra filha de Ilca Estevão. Atualmente, ele é casado com a influencer Flay Leite, que é colunista e diretora de estilo da mesma revista GPSLifetime. Ela está grávida, de 8 meses, de seu primeiro filho.
Em síntese: Para ajudar você, caro leitor, vou resumir toda essa confusão familiar: Luiz Eduardo Estevão Lira, 21, que é neto de Luiz Estevão e neto de Raimundo Lira - e filho de Eduardo Lira e Ilca Maria Estevão -, será candidato a distrital pelo PP em 2026. O pai dele, Eduardo Lira, também se filiou ao PP, mas por ora não declarou ainda qual cargo pretende disputar.
A família Ilca (Luiz Eduardo, Maria Luiza, João e Marita Estevão), em foto de 2018 | Foto: Internet