BRASILIANAS | Pontes foram previstas por Lúcio Costa e desenhadas por Niemeyer

A nova Saída Norte, que inclui mais do que as ligações do Lago Norte com o Plano Piloto, prevê um novo bairro para 100 mil habitantes

Por William França

A segunda ponte, que ligará a península norte ao Setor de Mansões do Lago Norte, tem uma estrutura arquitetônica mais simples que a primeira

A nova Saída Norte, que inclui mais do que as ligações do Lago Norte com o Plano Piloto, prevê um novo bairro para 100 mil habitantes

Prevista no Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal (PDTU), a nova Saída Norte possuirá um eixo de transporte multimodal, com prioridade ao transporte público, o que incluirá uma faixa exclusiva de BRT (por sentido), junto ao canteiro central, incluindo estações e passarelas.

Serão três faixas de tráfego por sentido, além de faixa de ciclovia em todo o trecho compreendido entre a L4 Norte e o futuro Setor Habitacional Taquari II, além de uma faixa para pedestres.

A obra foi recomendada para reduzir o trânsito na via que passa pela Ponte do Bragueto, além de servir como alternativa de acesso ao Plano Piloto para as regiões do Itapoã e Paranoá, além de tornar viável o novo setor habitacional, o Taquari II. Pelo proposto inicialmente, serão mais de 26 mil unidades habitacionais, comportando cerca de 100 mil habitantes.

O Setor Taquari (I e II) integra o que o urbanista Lúcio Costa chamou de "Nova Asa Norte", quando fez a proposta "Brasília Revisitada", que se tornou oficial por meio do Decreto 10.829, em 1987.

Divulgação/Semob - O primeiro projeto da ponte sobre o Lago Norte foi desenhada por Niemeyer, em 1987

As pontes previstas sobre o Lago Norte

A primeira ponte deverá ser uma ponte estaiada, elaborada a partir de projeto feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1987, com aproximadamente 1,2 mil metros de extensão.

Após a ponte, a via vai atravessar a Península Norte. Nesse trecho, a obra contará com dois túneis e as vias de interseção com a Estrada Parque Península Norte (EPPN).

As passagens subterrâneas, antes e depois da EPPN, servirão para reduzir o impacto sonoro do trânsito naquela região.

Já a travessia da península para o Setor de Mansões do Lago Norte - na prática, chegando ao novo bairro Taquari II, será por meio de outra ponte, de tamanho menor. No trecho final, a obra seguirá com uma via que passa pelo Taquari, fazendo interseções com a DF-005 e a DF-001, indo até a interseção com a BR-020.

Divulgação/Semob - A nova ponte foi desenhada pelo escritório do arquiteto Oscar Niemeyer, em 2013, com base nos traços iniciais do arquiteto

'Brasilianas' errou

Esta coluna errou, quando anunciou em 16 de outubro do ano passado, a intenção do GDF de fazer as duas pontes sobre o Lago Norte, ligando a península ao Setor de Mansões. Sem ter um projeto ou planta baixa em mãos quando da entrevista, este colunista tratou do tema com o secretário de Obras e entendeu (erroneamente) que a segunda ponte seria mais no final da península, ligando a região próxima ao Hospital Sarah até o Setor de Mansões do Lago Norte.

O erro mobilizou a comunidade (tanto que foi a notícia mais acessada no site do 'Correio da Manhã' naquele mês) e "custou" ao secretário de Obras a necessidade de realizar uma reunião com a Prefeitura Comunitária do Lago Norte para explicar a proposta correta. "Fui chamado lá e tive de me explicar, direitinho", contou Valter Casimiro, entre uma boa risada.

"Brasilianas" aproveita a oportunidade para pedir desculpas à comunidade do Lago Norte. Desta vez, a coluna buscou os projetos já consolidados para apresentar nesta edição.