BRASILIANAS | Ibaneis Rocha quer reunir os 27 governadores para discutir tarifaço de Trump

O governador do DF é o atual presidente do Fórum Nacional dos Governadores. Proposta da reunião foi feita pela vice, Celina Leão, durante reunião com secretários do DF

Por William França

Ibaneis Rocha (ao centro), tendo Celina Leão (vice-governadora) e Gustavo Rocha (chefe da Casa Civil) ao seu lado

O governador do DF é o atual presidente do Fórum Nacional dos Governadores. Proposta da reunião foi feita pela vice, Celina Leão, durante reunião com secretários do DF

O governador Ibaneis Rocha (MDB) estuda reunir todos os seus 26 colegas governadores, em Brasília, numa reunião extraordinária do Fórum Nacional dos Governadores, do qual ele é o atual presidente.

Segundo disse ontem o secretário Gustavo Rocha, chefe da Casa Civil do DF, a reunião está sendo agendada para a próxima semana. A fala do secretário foi pela manhã, durante entrevista à entrevista à Rádio Bandeirantes. Até o fechamento desta edição, o encontro ainda não havia sido confirmado pelo Palácio do Buriti.

"Temos 27 governadores muito capacitados, são 27 cabeças pensantes que podem ajudar a buscar uma saída", afirmou o secretário Gustavo Rocha. Segundo ele, é de interesse de todos os governadores a busca por uma solução, "pois todos terão suas economias afetadas pelo anunciado tarifaço".

Ainda de acordo com ele, uma das conclusões do grupo é, se for o caso, irem aos Estados Unidos para tentar negociar diretamente com o governo Trump. "A rigor, esta é uma tarefa do Governo Federal e do Ministério das Relações Exteriores", completou o secretário - sem desconsiderar a possibilidade de o grupo trabalhar também em conjunto com o governo Lula.

Sugestão foi da vice, Celina

"Brasilianas" apurou que partiu da vice-governadora, Celina Leão (PP), a sugestão para Ibaneis Rocha promover a reunião com os demais governadores. A conversa aconteceu na última segunda-feira (21), na Residência Oficial de Águas Claras, quando Ibaneis reuniu os secretários de Estado e os presidentes de empresas do Distrito Federal com o objetivo de definir as ações para o segundo semestre deste ano.

Segundo este colunista apurou, Ibaneis gostou da proposta e se propôs a até mesmo tentar agendar um encontro direto de uma comitiva de governadores com o presidente dos Estados Unidos.

Renato Alves/Agência Brasília - A reunião, na Residência Oficial de Águas Claras, serviu para serem definidos os projetos prioritários do GDF para o segundo semestre

Reunião quebra silêncio do GDF

A tentativa de Ibaneis Rocha de reunir os governadores de todo o país quebra um estranho "pacto de silêncio" do Governo do Distrito Federal, observado nos últimos dias. Diferentemente de vários outros governantes, que estão chamando o setor produtivo para discutir alternativas ou soluções, o GDF se manteve quieto.

"Brasilianas" vem há dias questionando as secretarias de Estado sobre dados e eventuais ações por parte delas, para enfrentar o possível problema.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF (que tem no nome a auto-explicação de sua finalidade) se esquivou de comentar. Repassou a tarefa para a Secretaria de Economia do DF, que disse não ter nada com a pauta, porque cuida das contas internas do governo, e não do relacionamento econômico fora do DF.

Apenas o chefe da Casa Civil (ontem) é que tratou do tema - ainda que sem ter delegação para tal. Como ele foi questionado sobre o tema, ao vivo, durante a entrevista, não pôde se esquivar.