BRASILIANAS | Transporte público deixou de ser um problema para o brasiliense, diz UnB
Este resultado consta de relatório de pesquisa feita pela Universidade de Brasília. Apenas 1,7% das queixas registradas indicaram que o cidadão tem problemas com ônibus urbanos
TRANSPORTE PÚBLICO GANHA UPGRADE (2)
Este resultado consta de relatório de pesquisa feita pela Universidade de Brasília. Apenas 1,7% das queixas registradas indicaram que o cidadão tem problemas com ônibus urbanos
Com o novo "DF no Ponto", a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) pretende melhorar ainda mais a percepção da população do DF de que o transporte público deixou de ser um dos problemas crônicos do DF.
Em junho, "Brasilianas" trouxe os resultados mais recentes do relatório "Observa-DF", que é um projeto de pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) focado no Distrito Federal. Ele atua como um observatório de políticas públicas, com o objetivo de analisar e fornecer dados e informações para melhorar a formulação e a implementação de ajustes.
Em números percentuais, as queixas sobre os ônibus urbanos aparecem como o 9º maior problema do DF, com apenas 1,7% das reclamações. Para efeitos de comparação, a saúde lidera este ranking com 49,2% das queixas.
Segundo o Observa-DF, 35,2% das pessoas entrevistadas indicaram que houve melhoria no serviço prestado pelos ônibus urbanos.
DF tem a frota mais nova do país
E falando em frota... a idade média da frota de ônibus no DF é de 2,65 anos, segundo a Semob. É a mais nova de todo o país. Algumas empresas, como a Piracicabana, têm a frota com 2,15 anos de uso. Vale lembrar que um ônibus urbano comum tem duração de 7 anos, os articulados e BRTs duram até 10 anos e os elétricos podem durar até 15 anos, se houver troca de bateria.
O relatório da UnB mostra ainda que, pela primeira vez, a avaliação dos ônibus, "um tema sempre criticado pela população", teve desempenho melhor que o Metrô, que, por outro lado, sempre era melhor avaliado que o ônibus. "Houve inversão dessas análises nesta pesquisa demonstrando, possivelmente, o efeito de políticas de passe livre para ônibus (o programa "Vai de Graça", de tarifa zero aos domingos e feriados) e a renovação da frota, assim como os constantes problemas no metrô".
Em tempo...
Esta série de notas produzidas por "Brasilianas" para a série "TRANSPORTE PÚBLICO GANHA UPGRADE" só foi possível pelo total acesso às informações e aos sistemas do "DF no Ponto" ofertados pela Semob-DF. Agradecimentos ao secretário de Mobilidade, Zeno Gonçalves, e à sua equipe: Flávia Martins (assessoria de imprensa), Roberto Lacerda (assessor Especial da Subsecretaria de Operações da Semob) e Luigi Mota (consultor da BRY Tecnologia).