BRASILIANAS | Quem foi Bernardo Sayão, que dá nome ao parque ecológico

Primeiro engenheiro contratado para a construção de Brasília, acabou sendo vítima de um acidente quando abria a rodovia Belém-Brasília. Foi o primeiro a ser enterrado no cemitério Campo da Esperança

Por William França

Bernardo Sayão foi o engenheiro responsável pelas demarcações dos terrenos e vias de Brasília, sob gestão do presidente JK

Primeiro engenheiro contratado para a construção de Brasília, acabou sendo vítima de um acidente quando abria a rodovia Belém-Brasília. Foi o primeiro a ser enterrado no cemitério Campo da Esperança

Um pouco de história local para os leitores de "Brasilianas": Bernardo Sayão (1901-1959) foi nomeado diretor da Novacap em 1956 e o primeiro engenheiro a se mudar para a cidade. Tanto que, quando chegou não havia ainda casa para se instalar e foi morar num barraco na "rua do Sossego", onde hoje é a Candangolândia.

Era apaixonado pela construção de estradas e trabalhou nas obras de ligação Brasília-Goiânia, Brasília-Anápolis e Brasília-Cristalina-Paracatu. Após dois anos de trabalho, em 1958, Sayão foi encarregado pelo presidente JK de dirigir a construção da estrada Belém-Brasília.

No dia 15 de janeiro de 1959, Sayão trabalhava na construção da estrada no estado do Pará, a trinta quilômetros da fronteira com o Maranhão, em plena hiléia amazônica. O ritmo das obras era intenso, onze construtoras participavam da empreitada, eram mais de três mil homens.

Uma árvore enorme foi cortada e caiu exatamente sobre a barraca em que estava Bernardo Sayão, de 57 anos. No dia anterior ele havia mandado mudar a barraca de lugar para ficar mais próximo do serviço e por acidente, a árvore tombou sobre ele. Sayão morreu no mesmo dia, dentro de helicóptero que o levava em busca de socorro médico.

Foi a primeira pessoa a ser enterrada em Brasília, no cemitério batizado de Campo da Esperança, local que ele mesmo demarcara havia menos de dois anos.

Arquivo Público do DF - Bernardo Sayão foi o primeiro engenheiro contratado pela Novacap e chegou em Brasília em 1956