BRASILIANAS | PM reforça policiamento no Lago Sul, embaixadas e aeroporto
Áreas são consideradas 'com maior vulnerabilidade criminal'. Nome da operação, Ad Sumus, significa 'estamos presentes'
Áreas são consideradas 'com maior vulnerabilidade criminal'. Nome da operação, Ad Sumus, significa 'estamos presentes'
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) lançou, ontem (10), no Pontão do Lago Sul, mais uma fase da Operação Ad Sumus, que tem como objetivo intensificar o policiamento ostensivo em regiões com maior vulnerabilidade criminal.
A iniciativa contempla o Lago Sul, os Setores de Embaixadas Sul e Norte, além das imediações do aeroporto internacional de Brasília, áreas estratégicas que demandam atenção especial devido ao fluxo intenso de pessoas e veículos, à presença de autoridades diplomáticas e à relevância turística e econômica desses locais.
A Operação Ad Sumus, cujo nome em latim significa “estamos presentes”, é marcada pelo reforço significativo do efetivo e a presença maciça de viaturas, motocicletas, aeronaves e equipes especializadas. O foco é a saturação das áreas mais sensíveis, criando um ambiente inóspito para a prática de crimes e ampliando a sensação de segurança para a população.
A ação é preventiva, visa coibir delitos como furtos, roubos e tráfico de drogas, e contribui diretamente para a preservação da ordem pública.
O Pontão do Lago Sul foi escolhido como ponto de partida da operação por atrair diariamente centenas de pessoas, principalmente nos fins de semana e feriados. A presença ostensiva da PMDF nas proximidades do Pontão visa garantir que moradores, comerciantes e frequentadores possam usufruir do espaço com tranquilidade, sem o receio de ações criminosas.
A presença reforçada nas proximidades do aeroporto internacional também é estratégica, considerando o grande fluxo de passageiros e o impacto direto que a segurança da área tem na imagem da capital federal. Segundo a Agência Brasília, site de notícias oficiais do GDF, "a PMDF reconhece a importância de manter vigilância ativa nesse entorno, atuando de forma preventiva para garantir um ambiente seguro a todos que transitam pela região".