BRASILIANAS | Em Nova Iorque, Ibaneis destaca potencial turístico e econômico do DF
Governadores defendem pragmatismo, reformas e estabilidade para atrair investimentos ao Brasil no LIDE Brazil Investment Fórum. Chefe do Executivo local lembrou crescimento de 40% do turismo na capital federal e a vocação logística, durante evento nesta terça-feira (13)
Governadores defendem pragmatismo, reformas e estabilidade para atrair investimentos ao Brasil no LIDE Brazil Investment Fórum. Chefe do Executivo local lembrou crescimento de 40% do turismo na capital federal e a vocação logística, durante evento nesta terça-feira (13)
Enquanto o Brasil disputa espaço no radar dos grandes investidores internacionais, governadores de diferentes regiões do país apresentaram no LIDE Brazil Investment Forum, em Nova Iorque, suas visões sobre o caminho para fortalecer a economia nacional. Em comum, todos defenderam um modelo de gestão pragmático, baseado em reformas estruturantes, estabilidade institucional e uma relação madura com o setor privado.
Para o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o principal desafio do Brasil é garantir previsibilidade para investidores. Ele foi enfático ao afirmar: "O que nós precisamos é ter um olhar de futuro e deixar de lado as ideologias. Desenvolvimento se faz com pragmatismo, com responsabilidade, com segurança jurídica."
Ibaneis ainda destacou que Brasília, além de centro político, se consolida como polo logístico e de serviços. Coube ao governador do DF ainda destacar o crescimento do turismo na capital, o aumento da balança comercial com os Estados Unidos e o legado desenvolvimentista do ex-presidente Juscelino Kubitschek.
O chefe do Executivo local participou do painel "As relações econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos" e apresentou os avanços econômicos e as potencialidades do Distrito Federal.
Turismo é destaque no discurso
Ibaneis enfatizou o crescimento do setor turístico na capital federal: "Brasília já é polo turístico brasileiro". Ele citou o último feriado de 21 de abril, quando a cidade se tornou o segundo destino mais procurado do país: "Durante os cinco dias do feriado nós tivemos lotação completa em todos os hotéis da capital da República". Ibaneis também pontuou o crescimento do turismo na capital nos últimos anos. "Desde o início da nossa gestão, em 2019, o turismo cresceu cerca de 40%, gerando 'emprego limpo' e fortalecendo a economia local", acrescentou.
Assim como outros palestrantes, o governador falou sobre as relações com os Estados Unidos. "Hoje, 17% da nossa balança comercial têm relação com os Estados Unidos, o que representa aproximadamente US$ 328 milhões por ano", afirmou.
Ele destacou a presença de grandes empresas de logística no DF, como a Amazon e o Mercado Livre. A localização estratégica da capital e o potencial do Aeroporto Internacional de Brasília também foram lembrados.
Ibaneis citou ainda o papel visionário do ex-presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília, como símbolo da integração e do desenvolvimento nacional. "Através da interiorização nós conseguimos o desenvolvimento não só do Distrito Federal, mas de diversas regiões que eram esquecidas do Brasil", pontuou o governador do DF.
O evento ocorreu no The Harvard Club, e reuniu líderes políticos, representantes do Judiciário e empresários do mercado financeiro. A abertura contou com a presença do ex-presidente Michel Temer, do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do presidente do Lide, João Doria.