BRASILIANAS | Ibaneis recria a Secretaria do Entorno do DF
Pasta será dirigida pelo presidente do Podemos no DF, Cristian Viana, e serve para acomodação política interna, além da promessa de atendimento às demandas de prefeitos e lideranças da região. Posse será hoje
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou ontem a recriação da Secretaria Extraordinária do Entorno do Distrito Federal, antes chamada de Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana. O presidente do Podemos no DF, Cristian Viana, tomará posse hoje, em solenidade no Palácio do Buriti, às 15h.
A nova pasta chega para ocupar o espaço da extinta Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Distrito Federal, que funcionou entre 2019 e 2021 para cuidar dessa interlocução com municípios goianos e mineiros. "Brasilianas" apurou que essa decisão foi tomada na semana passada e comunicada ao Governo de Goiás na sexta-feira.
A recriação desta secretaria também atende à demanda por maior base e acomodação política no DF. O novo secretário, que foi diretor de regularização de Interesse Social da Companhia de Habitação (Codhab) e secretário-adjunto da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, preside o partido Podemos (antigo PHS) no DF desde 2018. Atualmente, a legenda não tem nenhum deputado na Câmara Legislativa do DF. No Congresso Nacional, possui 15 deputados federais e 3 senadores - mas nenhum do DF.
Ibaneis defendeu a recriação da pasta durante o evento de inauguração da obra de pavimentação das rodovias vicinais VC-383 e VC-379, que ligam a área rural do Gama ao Jardim Serra Dourada, em Santo Antônio do Descoberto (GO), nesta segunda (10).
De olho no Entorno
A justificativa apresentada ontem por Ibaneis Rocha foi a de melhor atender às demandas da população e dos mandatários do Entorno. "A gente nota que precisa ter uma proximidade maior entre os políticos do Entorno e os trabalhos que são feitos pelo GDF, sempre em parceria com o governo de Goiás", afirmou Ibaneis Rocha.
"Nós temos recebido uma demanda muito grande, principalmente dos prefeitos e de algumas lideranças do Entorno. Eu havia extinguido essa secretaria porque o [governador de Goiás, Ronaldo] Caiado, por quem a gente tem muito respeito, havia criado a secretaria aqui do Entorno", justificou o governador.
Na verdade, a relação entre Ibaneis e Caiado nunca foi tranquila. Pelo contrário. Logo no início de seu primeiro mandato (veja nota abaixo) houve troca de ofensas, justamente por conta da atuação do governador do DF no Entorno - o que incomodou o seu colega goiano.
Cioso (e prevenido) contra a reação de Caiado, desta vez Ibaneis Rocha tratou de esclarecer que não quer invadir competências alheias e comunicou ao colega goiano a decisão na sexta-feira, antes de tornar pública a sua decisão. "Ninguém quer invadir o espaço de ninguém, tanto que a secretária [ de Entorno do Distrito Federal, do governo de Goiás, Maria Caroline Fleury de Lima] e os prefeitos da região estão convidados para estar com a gente amanhã", destacou.
Entorno de Goiás comemorou
A secretária de Goiás para o Entorno do DF, Carol Fleury, comemorou a decisão de Ibaneis Rocha. Ontem, a secretária disse a "Brasilianas" que "vê com muito bons olhos" essa decisão e que demonstra que o DF passa a ter uma percepção de que o Entorno deixou de ser "apenas um peso" para a Capital Federal.
"Acredito que essa secretaria, agora recriada, passe a ter a mesma função que a minha: a de ser uma facilitadora. Espero que ela trabalhe 'de braços abertos' para entender que temos muito a fazer em conjunto, em várias áreas", afirmou a secretária.
Um dos temas de maior sensibilidade entre o Distrito Federal e Goiás é o transporte público. Diariamente, são transportados 175 mil passageiros nas mais de 400 linhas que ligam o Entorno ao DF, o que reforça a necessidade de um trabalho conjunto entre os governos locais e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
"A criação desta nova secretaria deve facilitar a articulação para estabelecermos a integração com o semiurbano", comentou ontem para "Brasilianas" o secretário de Mobilidade e Transportes do DF, Zeno Gonçalves. Semiurbano é como é classificado o transporte do Entorno do DF. "São os ônibus cuja competência de licenciar é da ANTT", explicou Zeno.