BRASILIANAS | Concerto na Escola de Música de Brasília inicia temporada 2025

Dois grupos de solistas se revezarão no espetáculo 'Réquiem', de Verdi, que estreou há 150 anos

Por William França

A programação de concertos e de óperas na Escola de Música de Brasília promete ser intensa em 2025

Dois grupos de solistas se revezarão no espetáculo 'Réquiem', de Verdi, que estreou há 150 anos

Para quem aprecia uma boa música, a temporada de concertos e de óperas da Escola de Música de Brasília (na 602 Sul) promete ser inesquecível. Para dar início a esse ciclo de grandes espetáculos, o icônico "Réquiem" de Giuseppe Verdi será apresentado nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro no Teatro Levino de Alcântara.

Sob a regência de Artur Soares, a Orquestra e o Coro Lírico Capital Philharmonia subirão ao palco com mais de 100 músicos, além de um quarteto de solistas renomados. O concerto, de preços populares, marca tanto a abertura do semestre da Escola de Música quanto os 150 anos da estreia dessa obra-prima.

Em seu "Réquiem", uma das mais impactantes peças corais do repertório clássico, Verdi aplicou seu vasto conhecimento da força dramática da ópera na intepretação do texto e da liturgia da missa fúnebre. Composta em homenagem ao escritor Alessandro Manzoni, a obra estreou em maio de 1874, regida pelo próprio Verdi.

Famoso por suas óperas como La Traviata, Nabucco, Il Trovatore, Rigoletto e La Forza del Destino, o compositor italiano trouxe ao "Réquiem" sua marca inconfundível de intensidade e lirismo.

"Mais do que musicar o texto da Missa dos Mortos, Verdi consegue pôr em música os sentimentos mais íntimos e profundos de quem está recebendo esse texto e buscando nele, desesperadamente, por redenção. Esse foco é extremamente raro em obras do tipo, e poucos gênios conseguem compreender a condição humana diante do medo da morte e traduzi-la em música tão profundamente quanto Verdi", explica o maestro Artur Soares, que assina a regência e direção musical do espetáculo. "Cada nota tem sido trabalhada e estudada com muito profissionalismo. O resultado será motivo de orgulho para todos os envolvidos."

Divulgação/Tátika Comunicação - Os solistas do espetáculo "Réquiem" de Verdi

Solistas em revezamento

Para os concertos de fevereiro, dois elencos de solistas se revezarão. Nos dias 14 e 16, a soprano Janette Dornellas se une a três convidados de São Paulo: a mezzo-soprano Luciana Bueno, o tenor Alan Faria e o barítono Rodolfo Giugliani. Já no dia 15, o palco será tomado por talentos da cidade: Gabriela Ramos (soprano), Clara Figueiroa (mezzo-soprano), Reuler Furtado (tenor) e Hugo Lemos (baixo).

Com duração aproximada de 1h30, o concerto contará com projeção do texto da obra em português, tornando a experiência ainda mais imersiva para o público.

"Em 2025 teremos uma programação intensa com vários espetáculos e concertos de grupos diversos e independentes, muitos com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, que tem sido fundamental para a manutenção da ópera e da música clássica na cidade. Poder abrir o semestre e nossa temporada de espetáculos com uma obra de tamanha importância e com um grupo imenso é uma honra e algo extraordinário. Brasília pode esperar vivenciar um momento raro, inesquecível e profundamente emocionante", afirma Hugo Lemos, cantor e produtor do espetáculo.

Serviço

"Réquiem" de Verdi

Datas: 14, 15 e 16 de fevereiro de 2025, às 19h30
Local: Teatro Levino de Alcântara, Escola de Música de Brasília (602 Sul)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) – à venda em http://hl.art.br/requiem-verdi/

Duração: Aproximadamente 1h30
Haverá projeção do texto da obra em português
Classificação indicativa: Livre
Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Ficha Técnica

Orquestra Capital Philharmonia
Coro Lírico Capital Philharmonia
Regência e Direção Musical: Artur Soares

Solistas dias 14 e 16
Janette Dornellas, soprano
Luciana Bueno, mezzo-soprano
Alan Faria, tenor
Rodolfo Giugliani, barítono

Solistas dia 15
Gabriela Ramos, soprano
Clara Figueiroa, mezzo-soprano
Reuler Furtado, tenor
Hugo Lemos, baixo

Assessoria de Imprensa

Tátika Comunicação e Produção

@tatikaturra
Kátia Turra (61) 992247294