A ANTT autorizou reajuste de quase 3% válido a partir da zero hora de domingo. Nos últmos dois anos, os reajustes das passagens somam 43%
O deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para barrar o reajuste de 2,919% nas passagens de ônibus entre o Distrito Federal e o Entorno, determinado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A medida já começa a pesar no bolso dos trabalhadores que dependem do transporte público a partir da zero hora de domingo.
O PDL 90/2025 será discutido na Câmara dos Deputados e busca mobilizar os colegas parlamentares e pressionar as autoridades para que medidas urgentes sejam tomadas, garantindo que o transporte público não se torne um obstáculo para mais de 170 mil pessoas que diariamente utilizam as linhas que conectam o Entorno ao DF.
Linhares criticou a decisão e cobrou mais responsabilidade por parte das autoridades: " É um absurdo! O trabalhador do Entorno já enfrenta ônibus lotados, veículos sucateados e um transporte público precário. Esse aumento é injustificável e penaliza quem já sofre diariamente com um sistema falho."
O parlamentar também destacou que, há um ano, apresentou na Câmara dos Deputados o projeto de lei 1.295/24, que propõe a utilização da Cide-Combustíveis para reduzir o custo das passagens, além de já ter enviado pedidos de informações à ANTT sobre os reajustes ocorridos no ano passado.
O deputado também criticou o cenário atual e a falta de comprometimento com a população: "O que está acontecendo é pura falta de sensibilidade e compromisso com a população! E nós, como representantes do povo, não podemos fingir que não estamos vendo!"