O investimento é de R$ 319 milhões, o primeiro feito em 15 anos. As duas novas estações devem beneficiar mais de 15 mil passageiros/dia. Com a expansão também em Ceilândia e a compra de 15 novos trens, a capacidade do metrô passará de 180 mil para 420 mil passageiros/dia
Quinze anos após os últimos investimentos, começaram ontem e devem durar pelos menos três anos as obras de expansão da linha de Samambaia da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). Embora a cerimônia de assinatura constasse na agenda oficial do governador Ibaneis Rocha (MDB), coube à vice-governadora, Celina Leão (PP), a assinatura da ordem de serviço para o início imediato das obras.
A extensão vai conectar a região administrativa de Samambaia a outras áreas do DF e levar até 15 mil passageiros a mais ao sistema. O investimento é de R$ 319.751.557,44, provenientes de recursos do GDF e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
"É mais uma conquista muito importante para a população, aguardada há anos", declarou Celina. "Nós vamos atender mais de 15 mil pessoas com essa ampliação do Metrô. A obra começa já de forma imediata na estação do Parque Gatumé, onde vamos começar a drenagem para que se inicie o mais rapidamente e possamos entregar esse benefício à população de Samambaia. O transporte público é uma prioridade para o nosso governo."
Os últimos investimentos na linha 1 do Metrô foram feitos durante o governo de José Roberto Arruda, em 2008, quando foram concluídos os atuais 42.3 km de via, que chegam também a Ceilândia. Hoje, passados 15 anos, nenhuma obra de expansão dessa linha havia sido feita.
Agora, a expansão
Serão 3,6 quilômetros a mais de via, a partir da estação Samambaia até o subcentro oeste do bairro, próximo à 1ª Avenida Sul, que conecta Samambaia Norte a Samambaia Sul. Ao longo do trajeto, duas novas estações serão construídas, cada uma com 7 mil metros quadrados.
As estações nº 35, na QR 111, e nº 36, na QR 117, ficarão nas proximidades de equipamentos públicos, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Centro Olímpico e o Centro de Atenção Integrada à Criança (Caic) Ayrton Senna. Com a expansão, a 36 passará a ser a estação final do trecho de Samambaia.
A obra contempla ainda a construção de três viadutos, com passagens integradas para pedestres, e de quatro passarelas aéreas, localizadas nos principais pontos de circulação. Também haverá projetos executivos, escavação, remanejamento de interferências, novas redes de drenagem, execução de pavimentação, construção de estações, via permanente semienterrada, emissário e a implantação dos sistemas de energia, telecomunicações e mecânicos.
O consórcio CG - JFJ, formado pelas empresas CG Construções LTDA e JFJ Tecnologia em Instalações Elétricas, foi o vencedor da licitação para as obras de expansão da linha 1 no trecho Samambaia, que faz parte do projeto de expansão do Sistema Metroviário de Brasília, previsto pela lei nº 4.566 de 4 de maio de 2011, conforme estabelecido no Plano Diretor de Transporte Urbano do Distrito Federal (PDTU-DF).
De 180 mil para 420 mil passageiros/dia
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, ressaltou a importância da expansão para o transporte público do DF: "A expansão de linhas junto à aquisição de novos trens é o que vai diminuir cada vez mais os eixos de deslocamento e oferecer o dobro da capacidade de transporte diário. Isso é fundamental para o nosso sistema", afirmou.
De acordo com Zeno, a ampliação da operação do metrô vai ocorrer paralelamente à atuação da Semob-DF, por causa da integração do sistema. "Nós vamos ter que fazer um reforço da frota para permitir essa integração, porque a ideia é que o transporte público atue na alimentação do sistema do Metrô", acrescentou.
Com as obras prontas e a complementação da frota, o Metrô-DF vai passar dos atuais 180 mil passageiros por dia para 420 mil. Atualmente, a rede tem 42,38 km e liga a região administrativa de Brasília às de Ceilândia e Samambaia, passando pela Asa Sul, Setor Policial Sul, Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), Guará, Park Way, Águas Claras e Taguatinga. Transporta, em média, 180 mil usuários por dia.
O Metrô-DF está em processo para a aquisição de 15 novos trens para atender as novas linhas de Samambaia e Ceilândia. "Nós estamos com o projeto aprovado já no Ministério das Cidades e agora buscando duas alternativas, uma que seria um financeiro via BNDES e uma complementar através de outras fontes, inclusive internacionais", explicou o diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral. "Devemos, agora em meados de abril, fazer o primeiro evento do processo de compra desses trens".
A extensão do ramal de Ceilândia está no processo final de revisão, junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), para a republicação do edital de licitação. Serão 2,3 quilômetros, com duas novas estações, que vão cruzar Ceilândia até próximo à BR-070, na saída para Águas Lindas. As estações serão construídas entre as QNOs 5 e 13 e entre as QNOs 7 e 15. Projeta-se o acréscimo de 22 mil passageiros por dia. Serão erguidas ainda duas subestações retificadoras de energia.
Estudos para a Linha 2 estão em curso
Também já foi aberta a licitação com vistas à contratação de serviços especializados para a elaboração de estudos de viabilidade de implantação da Linha 2, que ligaria as regiões administrativas do Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro à Rodoviária do Plano Piloto e Esplanada dos Ministérios. O recebimento das propostas vai até o dia 25 deste mês. Após o processo de licitação e a assinatura do contrato, a empresa vencedora terá 13 meses para apresentar os resultados dos estudos.