Por: William França

BRASILIANAS | Celina Leão participa da abertura de congresso que ajuda a promover a transparência e eficácia na gestão pública

A vice-governadora do DF, Celina Leão | Foto: Reprodução/Instagram

CELINA: TRANSPARÊNCIA E EFICÁCIA NA GESTÃO - A vice-governadora Celina Leão (PP) participou ontem da abertura do II Congresso Nacional de Gestão Pública: Regulação, Tributação e Desenvolvimento na Administração Pública Contemporânea. O evento ressaltou a importância de discutir estratégias inteligentes para a gestão de estados, municípios e cidades, reunindo especialistas e gestores públicos.

"É fundamental compreender a importância de eventos como este, que promovem a troca de conhecimento e experiências. Um dos grandes desafios da gestão pública no Brasil é entender as necessidades dos estados e garantir que todos tenham acesso igualitário à informação, além de promover transparência e eficácia", disse a vice-governadora.

O evento foi promovido pela Academia Brasileira de Formação e Pesquisa, que atua há mais de 20 anos na formação de pessoas, organização de processos e procedimentos administrativos. Tem como foco principal a formação e capacitação de Recursos Humanos dos setores público e privado.

O evento, que segue hoje, discute a modernização da administração pública, a eficiência na gestão de receitas e despesas, a reforma tributária, e a incorporação de tecnologias como governo digital, ciência de dados e inteligência artificial.

REDUZIR INCÊNDIOS FLORESTAIS É A META

Macaque in the trees
Brigadistas apagam fogo no cerrado do DF, que teve redução de queimadas ano passado | Foto: Agência Brasília

Com a proximidade da época da seca chegando, o Instituto Brasília Ambiental abrirá inscrições para o processo seletivo simplificado para a contratação temporária de 150 brigadistas de combate a incêndios florestais. Serão 6 vagas para supervisores de brigada, 24 para chefes de brigada e 120 para brigadistas de prevenção e combate a incêndios florestais. Em formato online e gratuito, o cadastro poderá ser feito das 8h do dia 16 até as 16h do dia 20 deste mês

"Esses profissionais têm a missão de evitar a propagação de incêndios nas unidades de conservação espalhadas pelo DF, e esse serviço é tão bem-sucedido que, em 2023 tivemos a redução das queimadas em mais de 70%", afirma o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer. "A ideia é que, em 2024, essa porcentagem seja ainda maior."

Esta ação faz parte do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Ppcif), coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema-DF) e composta pelo Brasília Ambiental, Jardim Botânico de Brasília (JBB); Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e Secretaria da Saúde (SES-DF).

CONGRESSO NACIONAL FAZ REVERÊNCIA AO POVO GAÚCHO

Macaque in the trees
Brigadistas apagam fogo no cerrado do DF, que teve redução de queimadas ano passado | Foto: Agência Brasília

Na noite de quarta-feira, o Congresso Nacional recebeu uma projeção mapeada que reproduziu a bandeira do Rio Grande do Sul nos prédios principal e Anexo I da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. As cores amarelo, vermelho e verde e o Brasão de Armas tremularam sobre o prédio durante cerca de uma hora.

Essa bandeira é originária da época da Guerra dos Farrapos, em 1835 - mas sem o brasão de armas, até então. O lema da bandeira é Liberdade, Igualdade e Humanidade.

Sobre as cores que a compõe, uma versão, possivelmente a mais próxima da real, dá conta que a faixa verde representa a mata dos pampas, a vermelha simboliza o ideal revolucionário e a coragem do povo, e a amarela representa as riquezas nacionais do território gaúcho.

A iniciativa da projeção foi da bancada gaúcha de ambas as casas. Homenagem semelhante também foi feita no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

FRED LINHARES QUER PRIORIDADE DE RECURSOS PARA VÍTIMAS DE DESASTRES AMBIENTAIS - O deputado federal Fred Linhares (Republicanos) apresentou proposta para que as pessoas que residem em áreas afetadas por desastres ambientais tenham prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.

A restituição do imposto de renda tem por prioridade idosos, pessoas com deficiência e professores. "Defendemos que neste rol sejam incluídos os contribuintes residentes de regiões que tenham sofrido com o desastre natural", afirmou o deputado, na justificativa do projeto de lei 1.550/2024.

"Em momentos de crise, a urgência e a determinação em agir são fundamentais para assegurar uma assistência eficaz às vítimas de desastres ambientais. Este projeto é a garantia de que ninguém será abandonado, nem hoje, nem nunca", afirma.

De acordo com o deputado, a Receita Federal do Brasil não encontrará dificuldade em selecionar os contribuintes que foram atingidos pelos desastres meteorológicos, pois o Estado ao decretar situação de calamidade pública enumera os municípios atingidos, cuja lista é atualizada e fica disponibilizada para consulta pública em seu Diário Oficial.

MAPA DESIGN BRASÍLIA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Macaque in the trees
Cartaz divulgado faz chamada para a inscrição para o Mapa Design Brasília | Foto: Divulgação

Desde 2018, Brasília integra a Rede de Cidades Criativas, quando conquistou o título de Cidade do Design, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Em decorrência dessa titulação, a cidade ganhou o Mapa Design Brasília, que está elaborando sua terceira edição.

O projeto seleciona profissionais de diversos segmentos do design, como gráficos, visuais, ilustradores, mobiliário, interiores, objetos, moda, joalheria e cenografia - além de UX e UI designers, que são profissionais que cresceram com a tecnologia e que dão forma aos aplicativos que usamos no nosso dia-a-dia.

"Estamos focados em mostrar a riqueza de profissionais atuantes em todo o DF e que possuam uma linguagem própria, demonstrando inovação e qualidade em seus projetos", afirma Raquel Chaves, coordenadora do Mapa.

Os interessados têm até o dia 20 de junho para se inscrever, de forma gratuita. Basta acessar o site www.mapadesignbrasilia.com e preencher o formulário ao final da página, anexando um arquivo que comprove a atuação profissional.

Além de mapear e organizar informações relevantes sobre os profissionais do DF e os trabalhos desenvolvidos por eles, será organizado um catálogo impresso e outro on-line, além de um site. O projeto conta com patrocínio do FAC- Fundo de Apoio da Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

PARA FINALIZAR...

MOSTRA LEVA PRODUÇÕES BRASILIENSES AO CINE BRASÍLIA - Sessões gratuitas começaram nesta quinta-feira (9) com o mote "Cinema Brasiliense", nas quais o público poderá prestigiar a exibição de mais uma rodada de filmes produzidos por cineastas da capital federal.

No dia 19 (domingo), será apresentado o show do DJ Alok, realizado na celebração dos 64 anos de Brasília, dia 21 de abril passado. As produções foram escolhidas a partir da curadoria do cineasta Pedro Lacerda.

Ontem, o filme de estreia desta edição foi o longa-metragem "Conterrâneo Velhos de Guerra", do diretor Vladimir Carvalho. O filme retrata o ano de 1959, quando pessoas de diversas partes do Brasil, especialmente do Nordeste, chegam a Brasília para trabalhar na construção da futura capital brasileira.

Hoje, às 20h, será exibido "A Repartição do Tempo". A história trata sobre um rincão esquecido na vasta burocracia brasileira em que um chefe psicótico usa uma máquina do tempo para duplicar seus funcionários e aumentar a produtividade. Direção é de Santiago Dellap, e tem classificação livre.