Por: William França

BRASILIANAS | Campanha 'Brasília pelo Sul' amplia atividades e encaminha doações

Equipe dos Bombeiros do Distrito Federal atua em Taquara, no Rio Grande do Sul | Foto: Prefeitura Municipal de Taquara

CAMPANHA "BRASÍLIA PELO SUL" AMPLIA ATIVIDADES E ENCAMINHA DOAÇÕES - No segundo dia da mobilização organizada pelo GDF para ajudar as vítimas das chuvas que vêm assolando o Rio Grande do Sul, as atividades foram ampliadas. A iniciativa, lançada na última segunda-feira pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), engloba vários órgãos e entidades ligados ao GDF. Todas as ações são coordenadas pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, liderada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha.

O governador lamentou a tragédia no Sul e reforçou o apoio ao governo gaúcho. "É com enorme tristeza que testemunhamos as cenas que estão ocorrendo. Entrei em contato com o governador Eduardo Leite e manifestei que nossas forças de segurança estão prontas para prestar o devido apoio à região. Que Deus proteja todas as famílias e que, unidos, possamos superar esse trágico momento", declarou Ibaneis, em suas redes sociais.

As equipes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) enviadas ao Rio Grande do Sul realizaram 44 resgates em áreas afetadas pelas chuvas. Pelo balanço, os bombeiros do DF conseguiram resgatar 28 adultos, 6 crianças e 10 animais domésticos. Neste domingo, haviam sido feitos 36 atendimentos de socorro - 21 adultos, seis crianças e nove animais domésticos, somando 80 resgates ao todo até o momento.

Um balanço do que foi e está sendo feito (até ontem):

- 15 mil copos de água, oferecidos pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb)

- 22 postos de recolhimento de doações de roupas, colchonetes, água potável e alimentos nos pontos de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

- 5.000 lençóis produzidos pelos alunos da Fábrica Social, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda

- 8 toneladas de produtos apreendidos pela Receita do DF

- BRB promove campanha de arrecadação nas suas agências

- Metrô-DF disponibiliza espaço para receber donativos em 17 estações

Rações para cães e gatos

Dentre as ações promovidas, uma chama a atenção para um ponto também importante: o Zoo Brasília está arrecadando ração para cachorros e gatos, na tentativa de auxiliar os animais que também estão em situação vulnerável devido às enchentes. Até anteontem, segundo autoridades gaúchas, mais de 6.000 animais haviam sido recolhidos pelas forças policiais e por entidades ligadas à causa ambiental.

Para estimular ainda mais essa corrente de solidariedade, o Zoológico oferece um incentivo especial: nos próximos dois fins de semana, quem doar qualquer item da lista de necessidades terá direito à meia-entrada no parque, no valor de R$ 5. As doações podem ser feitas na entrada do zoológico, das 8h às 17h, todos os dias.

Todos os produtos arrecadados serão levados ao Rio Grande do Sul pela Força Aérea Brasileira (FAB).

RECONHECIMENTO AOS BOMBEIROS DO DF – O deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos) apresentou à Câmara dos Deputados pedido de uma moção de aplausos e de reconhecimento aos 14 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do DF “pelos relevantes serviços prestados em auxílio à população do Estado do Rio Grande do Sul que atravessa a mais grave enchente de toda sua história”. O texto aguarda aprovação.

ÍNDICE DE QUALIDADE DO TRANSPORTE EM DISCUSSÃO – Nesta quarta (8), às 10h, a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) realiza a primeira reunião técnica de 2024 para debater o Índice de Qualidade do Transporte (IQT). Os trabalhos serão coordenados pelo presidente do colegiado, o distrital Max Maciel (PSol).
O Índice de Qualidade do Transporte (IQT) é uma exigência contratual das empresas de ônibus com o GDF. São indicadores de qualidade, como limpeza e cumprimento de horários, que precisam ser calculados e terem notas mínimas. Se os requisitos não foram cumpridos, a empresa pode até perder a concessão.

RORIZ NETO PEDE CRIAÇÃO DE POLÍTICA DE INCENTIVO AO PRIMEIRO EMPREGO

Macaque in the trees
Deputado Joaquim Roriz Neto quer incentivar o primeiro emprego no DF | Foto: Agência CLDF

O procurador Especial de Juventude na Câmara Legislativa, deputado Joaquim Roriz Neto (PL), defendeu a construção de uma política de incentivo ao primeiro emprego. Para o distrital, é preciso um esforço conjunto entre os poderes Executivo e Legislativo, em parceria com o setor produtivo e a sociedade civil, a fim de superar o déficit de vagas.
“Por que o jovem de Ceilândia não tem as mesmas chances e oportunidades que os jovens de Águas Claras e do Plano Piloto? Tenho certeza de que o maior problema é a falta de oportunidade. Falta de condições. Falta de um prato de comida dentro de casa, que gera dificuldade de aprendizagem. Como consequência, vemos jovens que poderiam ter um futuro brilhante buscando refúgio no tráfico e no crime”, disse o distrital.
De acordo com o Instituto de Pesquisa e Estatística, mais de 700 mil jovens de 15 a 29 anos vivem no DF. Destes, cerca de 150 mil não trabalham nem estudam, os chamados “nem-nem”. “Por qual motivo tantos jovens estão fora das salas de aula ou não encontram uma oportunidade digna de trabalho? Por que tantos jovens desistem de seus sonhos e, infelizmente, as vezes vão para o mundo do crime?”
“Esses são questionamentos que faço, pois a partir dessas respostas vamos conseguir começar a mudar essa realidade”, afirmou Roriz Neto. Para o distrital, a falta de oportunidade, tanto para formação profissional quanto de vagas de emprego, é um problema que demanda ações imediatas.
Roriz Neto tem uma lei aprovada e seis projetos voltados a capacitação profissional e a geração de empregos destinados aos jovens. A Lei é a 7.396/2024, que criou Centros de Tecnologia com o objetivo de garantir ampla acessibilidade aos recursos tecnológicos à população de baixa renda do Distrito Federal.

JOVEM ARTISTA BRASILIENSE EXPÕE ESTAMPAS AUTORAIS EM TECIDO

Macaque in the trees
Estampas de Isadora Maia. da coleção "Surrealista", serão lançadas em evento amanhã | Foto: Arquivo pessoal

Isadora Maia irá lançar sua próxima coleção de estampas autorais em tecido, intitulada “Surrealista”, nesta quinta (09). “Todos os desenhos são feitos primeiro no papel. Faço as aquarelas antes. Realizo em alguns trabalhos uma intervenção digital, para transferir aos tecidos uma estamparia com a textura do papel”, conta Isadora.
A coleção “Surrealista” é uma explosão de tons. “Meu trabalho fala sobre as cores. O vermelho é sobre o interno do corpo, o sangue. O azul é o céu e o sagrado. Uma alusão à amplitude de Brasília. As cores sempre pesam muito na minha vida”, acrescenta a artista plástica. Sua exposição será recebida na Confraria Studio (QI 05 bloco C – Lago Sul), pela diretora de criação Ana Paula Ávila.
“Nosso espaço se abre para uma jovem e talentosa artista, brasiliense como o trabalho que realizamos na Confraria”, conta a anfitriã Ana Paula. A artista Isadora Maia é filha do casal de jornalistas Cecília Maia e Heraldo Pereira (TV Globo).

PARA FINALIZAR...

CHOCÓLATRAS, ATENÇÃO!!! – Evento autodenominado como o “maior festival de chocolate da América Latina”, a 36° edição do Chocolat Festival (@chocolat_festival) acontecerá entre os dias 23 e 26 deste mês, no Centro de Convenções Ulysses.
O evento contará com centenas de expositores, programação cultural, praça gastronômica, palestras e degustação para os amantes de um bom chocolate.
A entrada é franca (bastando doação solidária de 1kg de alimento não perecível).