Por: William França

BRASILIANAS | GDF investe em tecnologia para atender o cidadão

O secretário de Governo do DF, José Humberto Pires coordenando reunião sobre o Administração 24 Horas | Foto: Agência Brasília

GDF INVESTE EM TECNOLOGIA PARA ATENDER MELHOR O CIDADÃO - Está na reta final de ajustes uma novíssima ferramenta que dará ao cidadão do DF o poder de zeladoria - e de acompanhamento de suas demandas. O secretário de Governo, José Humberto Pires, lidera um grupo que está trabalhando há quase 2 anos na reformulação da ferramenta "Administração Regional 24 horas", que será oficialmente lançada no dia 21 de maio.
Esta coluna acompanhou, a convite, no Palácio do Buriti, uma reunião da equipe que está finalizando essa ferramenta e já trabalha numa outra, que fará a gestão de mobiliários públicos (bancas de revista, trailers, barracas de ambulantes e de feiras) em todo o DF. Esta ainda está superando entraves jurídicos e ajustes com o DF Legal, e deve ser apresentada à população em outubro.

"Vamos simplificar a vida do cidadão", disse o secretário José Humberto, num intervalo entre as orientações aos técnicos envolvidos no trabalho. "Precisamos dar uma nova dimensão das nossas atividades para o brasiliense", completou - lembrando que o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou a ele essa tarefa.

No caso da nova versão do "Administração 24 horas", a ferramenta será apresentada como "revolucionária". Isso porque não é apenas uma questão de o cidadão indicar o problema que o aflige (um buraco no asfalto, um bueiro sem tampa, uma rede de esgoto ou de água pluvial entupida, uma calçada quebrada - entre tantos outros), mas um sistema para que os 35 administradores regionais possam ter um painel, em tempo real e on-line, do que acontece em cada uma das cidades do DF.

Todos eles têm participado de uma espécie de capacitação, tanto para entender o funcionamento da nova ferramenta, quanto para poderem ajustar suas equipes para dar as respostas necessárias à população, no tempo que será requerido por cada serviço. Um desses encontros foi coordenado pelo próprio secretário José Humberto.

Segundo o secretário, o software vai rodar tanto em celulares (por meio de um APP) quanto em computadores. Também ganhará um número de WhatsApp também para ser um canal direto do cidadão com as demandas de zeladoria. Ao todo, serão 35 serviços que poderão ser solicitados pelos brasilienses.

O anúncio de todas as novas funcionalidades caberá ao governador Ibaneis Rocha. Será uma espécie de prestação de contas e de um chamamento para que a população participe diretamente da gestão. "Precisamos saber se, por exemplo, o Gama tem mais problemas com podas de árvores do que Ceilândia, que por sua vez poderá demandar mais tarefas de operação tapa-buraco. Assim, será possível direcionar mais, e melhor, os recursos públicos para que os serviços possam ser melhores e mais rapidamente atendidos.

O novo canal não irá competir com a Ouvidoria

Aliás, essa foi uma das maiores preocupações - evitar que houvesse sobreposição de tarefas, ou ainda, lacunas entre as ferramentas. A grande diferença é que, por imposição de uma lei federal, todos os órgãos de Ouvidoria têm de responder num determinado prazo, tenha sido ele suficiente ou não para o atendimento daquele determinado problema. Além de ter de seguir um fluxo no organograma que acaba por engessar a agilidade e mesmo a funcionalidade que se pretende com o novo serviço de zeladoria.

"Ouvidoria é para uma manifestação do cidadão. De que um serviço não foi prestado adequadamente, por exemplo. Mas queremos que ele use esse novo canal para fazer as suas solicitações. Será um ganho gigantesco para todos", assegura o secretário. Por enquanto, não será feita a integração desse sistema com outros que já existem no GDF e que também recepcionam demandas do cidadão, como o do DFTrans (para as questões ligadas à mobilidade) ou mesmo os canais de atendimento de emergências ou da Segurança Pública.

O novo "Administração 24 horas" irá substituir a versão antiga, que rodava desde 2019. "Podemos considerar o sistema antigo como sendo um ensaio do que é atender ao cidadão. Agora, será uma visão completamente ampliada", assegurou o secretario, antes de retornar ao comando da reunião técnica,

ACESSO AO TÚNEL REI PELÉ E EPTG PASSAM POR AJUSTES – O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e a Secretaria de Obras estão executando ajustes na pista que dá acesso ao canteiro central do Túnel Rei Pelé, em Taguatinga – a obra acontece há poucos metros da entrada da passagem subterrânea.
A obra é um alargamento da pavimentação com cerca de 150 metros de extensão. "Os ônibus que circulam pela faixa em direção à parte da Boulevard ganharão um espaço a mais", explica o diretor do 3º Distrito do DER-DF, Jarbas Martins. "Antes, havia um estrangulamento na via que acabava gerando retenção nos horários de pico", completou.
O objetivo é deixar as faixas de rolamento mais livres para os ônibus e, consequentemente, para os veículos que adentram o túnel, segundo a Secretaria de Obras. "As pistas se afunilam entre si, causando uma pequena retenção entre os motoristas", lembra o titular da pasta, Valter Casimiro.
"Esta obra vem justamente para corrigir isso. O aumento da capacidade da via trará mais segurança, facilitando a vida dos motoristas que trafegam na região". Segundo ele, esta é a primeira de uma série de intervenções que serão feitas na via", anuncia Jarbas Martins. "Vamos executar algumas melhorias nas marginais da EPTG, tudo com foco na melhoria do tráfego para os usuários.

TREINAMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PARA O SETOR CULTURAL

Macaque in the trees
Projeto treina pessoas com deficiência para o mercado de trabalho cultural | Foto: Divulgação

Uma mudança de atitude por parte do mercado de trabalho de Brasília para acabar com a discriminação e o preconceito social, por meio da empregabilidade e da inclusão de profissionais – que portam alguma deficiência – na cadeia produtiva do setor cultural, eliminando possíveis barreiras sociais entre as pessoas.
Este é o objetivo do projeto "Qualificação e Inclusão", iniciativa da Lente Cultural. "É uma oportunidade que vai além do treinamento, dando oportunidade e proporcionando sociabilidade, networking e a inclusão na prática", afirma Carol Peres, gestora do projeto.
As atividades de qualificação serão realizadas em três cursos de curta duração (20 horas), com um total de 50 vagas nas áreas de fotografia, com conceitos básicos para registros de ações culturais e eventos que poderão ser usados na produção de relatórios e prestação de contas; Audiodescrição, que ajudam na tradução de obras de arte e conteúdos visuais em palavras para pessoas com deficiência visual ou baixa visão; e Monitoria, para exposição de arte, com técnicas de atendimento ao público e visita guiada pela exposição.
Além disso, o projeto vai oferecer uma palestra online para emissão do CEAC (Cadastro de Entes e Agentes Culturais) que ficará disponível no YouTube. Será realizada, ainda, uma palestra presencial sobre Acessibilidade Cultural e Inclusão, voltada para empregadores para promover e compartilhar ideias de como tornar os projetos culturais ainda mais acessíveis e ampliar a inclusão de pessoas com deficiências nas equipes de trabalho.
A Lente Cultural conta com parceiros para mobilização do público, entre eles a Biblioteca Braille Dorina Nowil, APADA e APAE-DF, locais onde serão realizadas as atividades formativas, com disponibilização de interpretação de libras e texto alternativo, para o melhor entendimento dos conteúdos e peças gráficas.

PARA FINALIZAR...

BISNETO DE JK HOMENAGEADO PELO EXÉRCITO

Macaque in the trees
O empresário André Kubitscheck, bisneto de Juscelino, recebeu homenagem do Exército Brasileiro | Foto: Reprodução

O empresário brasiliense André Kubitscheck foi homenageado pelo16º Batalhão Logístico na cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Batalhão Tenente-General Napion, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Batalhão e à Logística Militar Terrestre. "Dignificante homenagem, que intensifica o seu compromisso com o nosso Brasil", afirmou o pai do homenageado, o também empresário Paulo Octávio.