Por: Aristóteles Drummond

Advogado relevante

Décio Freire, o mais importante representante da advogacia mineira atual. | Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Há dias, o advogado Décio Freire foi presença na mídia ao ser entrevistado sobre sua trajetória profissional e de vida.

Homem discreto, foi parcimonioso ao falar de suas atividades. Nos 30 anos de seu escritório, presente em várias capitais brasileiras e em Portugal, sua vida tem sido construída com dedicação integral ao trabalho, sem prejuízo do cidadão e da responsabilidade social. É homem de fé.

Décio é da tradicional família do sul de Minas, que deu ao Brasil um homem público como Geraldo Freire e um pianista de renome internacional como Nelson Freire. Começou no escritório com o notável José de Castro Ferreira, advogado de presença na política e brilhante passagem na Procuradoria-Geral da República. Trabalhou também com a ministra Carmen Lúcia. Ajudou muito a gestão de Ângela Costa na reabilitação da ACRJ.

Uma curiosidade é que, sendo um dos maiores escritórios do Brasil, é o maior de Minas em presença nacional. Os grandes escritórios ainda estão no eixo Rio-São Paulo, sendo Minas representada por Décio Freire.

A presença destes escritórios mantém o prestígio de nosso mundo jurídico, pois a quantidade de malfeitos que ocupam a gestão pública brasileira nos últimos 20 anos tem trazido as manchetes profissionais que começam defendendo marginais e acabam presos por outros crimes.

Bons profissionais honram a nobre profissão. Agora mesmo, para surpresa de muitos, chegou ao Supremo um advogado, Cristiano Zanin, que em pouco tempo já tem a admiração da sociedade. Amigo e advogado do presidente da República, vem mostrando que Lula acertou ao escolher pessoa de sua confiança, mas com condições de exercer com honra e dignidade a magistratura, como tem feito. E sem medo de críticas, mesmo as de "fogo amigo".

Está na hora de se conhecer melhor os brasileiros que exercem suas profissões de forma liberal e não no setor público. Exemplo de qualidade na sociedade como os grandes médicos com contribuição à ciência e à sociedade, notáveis como Miguel Srougi, Roberto Kalil, Deusdeth Nascimento e Paulo Niemeyer, que fazem em paralelo a suas clínicas um anônimo, mas relevante voluntariado em favor dos mais carentes. Que sejam mais pautados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.