Por: Sônia Paes

Câmara aprova pedido de impeachment contra prefeito de Itatiaia

Irineu Nogueira se filiou ao MDB recentemente e pode ser alvo de CPI | Foto: Sonita Palmer

Sônia Paes

Após a população de Itatiaia ir às ruas e pedir um posicionamento dos vereadores com relação ao prefeito Irineu Nogueira, do MDB, que responde criminalmente por injúria racial, a Câmara Municipal aprovou, na sessão da noite de terça-feira, dia 24, pedido para abertura de impeachment contra o chefe do Executivo.

A vereadora Ana Paula Silva, do PT, protocolou o pedido e teve a aprovação da maioria dos votos: oito contra dois. Além disso, os vereadores já sortearam os integrantes da comissão, que será presidida por Thiaguinho, do União Brasil. O relator será Tim Campos, do Solidariedade, e Fabrício da Mudança, do Solidariedade, também integrará a comissão.

Participaram da sessão Vini Celular (União Brasil), Tim Campos (Solidariedade), Dudu Pereira (PRTB), Fabrício da Mudança (Solidariedade), Geilson Pipia (PRTB), Vaninho (PSC), Thiaguinho (União Brasil) e Vander (Progressistas) que votaram a favor do impeachment. Joel de Melo (PTB) e João Marcio (PSC) foram contra a decisão. Bruno Diniz (Solidariedade) se absteve do voto.

Entenda o caso

No dia 17 de outubro, o prefeito Irineu Nogueira foi preso em flagrante por suspeita de injúria racial. A prisão foi feita pelo delegado Michel Floroschk, titular da Delegacia de Resende, município vizinho a Itatiaia, onde o fato aconteceu. A confusão começou quando Irineu tentou se servir sozinho em uma padaria, no bairro Jardim Jalisco, e foi alertado pela funcionária era que isso ia contra as regras do estabelecimento. O prefeito se irritou e começou a falar palavrões. Uma outra balconista tentou conter a situação e foi interrompida pelo prefeito, dizendo que não tinha problemas com ela, mas com sua colega de trabalho, a chamando de "negrinha".

- Meu problema não é com você, é com aquela negrinha lá - afirmou o prefeito.

Tudo foi gravado pelas câmeras de segurança do estabelecimento comercial e está nas mãos do delegado. Embora não tenha áudio, as imagens mostram o prefeito afrontando a funcionária, segundo informações da polícia. O caso foi registrado na delegacia pela vítima, logo depois que Irineu deixou a padaria.