Capitais podem ter recorde de frio no ano na chegada da Páscoa

Capitais podem ter recorde de frio no ano na chegada da Páscoa

Por

Uma massa de ar frio deve alcançar a região Sul do Brasil a partir desta terça-feira (12) e chegar ao estado de São Paulo. Às vésperas do feriado de Páscoa, a frente fria deve atingir grande parte do Sudeste e promete pancadas de chuva.

Estima-se que várias capitais podem registrar novos recordes de frio para este ano, que poderão ser de menor temperatura mínima e menor temperatura máxima.

De acordo com o Climatempo, a frente fria avança sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Para o Sudeste, o feriado de Páscoa deve ser celebrado sob uma clima com muita nebulosidade e condições de chuva na maior parte dos estados. Fortes temporais e queda de temperatura devem acontecer sobre muitos municípios do estado do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro entre quinta-feira (14) e a Sexta-Feira Santa (15).

No norte e leste do estado de São Paulo, o feriado também contará com queda de temperatura e chuvas ocasionais, porém amenas.

Por outro lado, alguns municípios da Grande São Paulo devem desfrutar de um dia frio e úmido, enquanto os habitantes da região oeste do estado podem se deparar com temperaturas mais elevadas.

As temperaturas na capital paulista devem diminuir a partir de sexta-feira, quando a máxima para a capital cai para 17ºC, com mínima de 15ºC. No fim de semana, as mínimas oscilam entre 14ºC e 16ºC e as máximas entre 20ºC e 19ºC, no sábado (16) e domingo (17), respectivamente.

No sábado (16), grandes volumes de chuva podem cair sobre o oeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Mas, a queda da água será mais fraca nos litorais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Em outras áreas do leste do estado de SP e também do interior fluminense, o dia será com períodos de sol e muitas nuvens.

Já no domingo de Páscoa, a previsão é de um dia de sol em quase todas as áreas da região Sudeste, especialmente no leste de São Paulo e interior do Espírito Santo. Mas a nebulosidade e chuva a qualquer hora podem chegar aos litorais paulista, fluminense e capixaba.

PROJEÇÕES PARA O SUL

Esta terça-feira no Rio Grande do Sul será de temperatura elevada e ar úmido em muitas regiões do estado, mas pode contar também com instabilidades e precipitação devido ao avanço de uma frente fria, segundo informações do site Metsul.

Os maiores índices de chuva são esperados para o noroeste do Rio Grande do Sul e devem alcançar também o oeste de Santa Catarina e alguns municípios do Paraná. A partir de amanhã, a massa de ar frio vai se deslocar entre o oeste e sul gaúchos, provocando não apenas queda de temperatura, como também a presença de sol em muitos locais. Essa mesma condição deve permanecer ao longo da quinta-feira.

No entanto, a Sexta-Feira Santa começará com uma manhã de frio intenso em quase todas as cidades gaúchas, com mínimas em torno de 5º C, mas com a possibilidade das condições térmicas ficarem abaixo de zero, contando com a formação de geadas. Apesar do ar seco e frio predominar no fim de semana, o domingo de Páscoa terá um clima mais ameno a partir da tarde.

Em Porto Alegre, a mínima cai para 14ºC na quinta-feira (14), após dias com temperaturas acima dos 18ºC. O fim de semana também será chuvoso.

Em Florianópolis, a semana terá mínimas de 20ºC e 21ºC, mas a temperatura pode despencar para 14ºC já na quinta-feira (14). No sábado (19), a mínima é de 14ºC e a máxima de 19ºC, enquanto no domingo a mínima pode chegar até 13ºC