Duque de Caxias no combate ao Aedes aegypti

Município deu início ao Projeto Verão Sem Barreiras

Por Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, por meio da Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses (SVAVZ), deu início, no último sábado (17/01), ao projeto #VerãoSemBarreiras, uma ação integrada de combate à dengue que visa a fortalecer o enfrentamento ao Aedes aegypti nas divisas do município de Duque de Caxias com cidades vizinhas.

A primeira mobilização foi realizada em parceria com o município de Belford Roxo, marcando o início de uma atuação conjunta entre as equipes técnicas, com foco na intensificação das ações de campo, de prevenção e de controle vetorial durante o período de maior incidência da doença.

A ação contou com as presenças do Superintendente da SVAVZ, Zé do Amendoim; do Coordenador de Vetores e Zoonoses de Belford Roxo, Marcelo Guimarães; e do Secretário Municipal Saúde de Belford Roxo, Eduardo Feital, acompanhando de perto as atividades realizadas, reforçando o entendimento de que a saúde não tem divisas e de que o enfrentamento às arboviroses exige cooperação entre os municípios.

Durante a mobilização, foram realizadas ações como visitas domiciliares, orientações à população e medidas de controle do mosquito transmissor da dengue.

O #VerãoSemBarreiras seguirá avançando pelas divisas de Duque de Caxias, promovendo integração regional, troca de experiências técnicas e fortalecimento das políticas públicas de vigilância em saúde, com os objetivos de proteger a população e de reduzir os riscos de surtos de arboviroses neste verão.

Estágio de alerta máximo pelas chuvas

A prefeitura de Duque de Caxias por meio da Defesa Civil que o município entrou em ESTÁGIO DE ALERTA MÁXIMO na segunda-feira (19) às 21h20, devido aos altos acumulados de chuva e de moderada a localmente forte nas próximas horas.

A Defesa Civil segue monitorando e, em caso de alteração nas condições do tempo, poderão ocorrer atualizações.

A prefeitura solicita que os moradores fiquem atentos aos avisos da Defesa Civil, e, em caso de emergência, procurem um local seguro e liguem imediatamente para 0800-0230-199 ou 21 99463-7387 e fiquem atento às mensagens enviadas pelo Colab para os celulares.

Para receber os avisos, é necessário se cadastrar no aplicativo que está disponível para celulares Android e iOS, gratuitamente. Outra opção é cadastrar seu telefone no SMS 40199.