Carreta da Saúde da Mulher chega a Mesquita

Iniciativa visa reduzir fila de procedimentos de saúde

Por

A Carreta da Saúde da Mulher no Paço Municipal de Mesquita foi inaugurada. A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, projeto do Governo Federal responsável por levar serviços de saúde especializados pelo país a partir de unidades móveis. Pela primeira vez em Mesquita, a carreta estará aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, realizando procedimentos como mamografia, ultrassonografia pélvica, transvaginal e consultas para pacientes já cadastradas na fila do SUS. Os trabalhos estão previstos para terminar em 13 de fevereiro.

No primeiro dia, os atendimentos se iniciaram no turno da tarde, com 15 mulheres chamadas. Desde segunda-feira (19), a expectativa é de que cerca de 50 mulheres sejam atendidas diariamente no espaço, que conta com sala de mamografia, sala de ultrassonografia, consultório médico, recepção e área de acolhimento, com todos os ambientes equipados e totalmente climatizados. Lá, encontram-se dez profissionais atuando diariamente, entre médicos, técnicos de enfermagem, técnica de radiologia e enfermeira.

A inauguração do equipamento contou com a presença do vice-prefeito, Bruno Lucena; do secretário de Saúde de Mesquita, Dr. Emerson Trindade; e do secretário municipal de Relações Institucionais, Jorge Miranda, representando o município; e de Arthur Mello, diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde.

"A partir das ações que acompanham a Carreta da Saúde da Mulher, o programa Agora Tem Especialistas promove a redução das filas de espera para exames, consultas e procedimentos da Atenção Especializada à Saúde. É importante frisar que nossos atendimentos partem do acompanhamento prévio do paciente pela Saúde de Mesquita. Só após o atendimento nos equipamentos da saúde municipal e o encaminhamento da Secretaria Municipal de Saúde, pacientes poderão comparecer à carreta para a realização dos exames, consultas e procedimentos", explica Arthur, que chegou a visitar a Policlínica São José, em Santa Terezinha, inaugurada em dezembro de 2024, além do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), do CER (Centro Especializado de Reabilitação em Fisioterapia), da Central de Regulação e do Centro de Controle Operacional da Saúde, entre outros espaços.

Sonia Martins, moradora do bairro Chatuba, foi a primeira paciente atendida na Carreta, em Mesquita. Ela fez mamografia.

"O atendimento foi ótimo, o ambiente é confortável e as enfermeiras foram muito atenciosas. É importante esse olhar cuidadoso com a população que aguarda atendimento. Então, essa iniciativa, tanto do Governo Federal quanto do município de Mesquita, para a gente, é maravilhosa, porque tira muita gente da fila, agiliza o atendimento".