Blitz educativa encerra ação prática em Nova Iguaçu

Por

Em celebração à Semana Nacional de Trânsito, a Prefeitura de Nova Iguaçu, em parceria com o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), promoveu, na terça (30/9), a campanha "Desacelere. Seu bem maior é a vida", uma ação de conscientização montada na Avenida Luz, próximo à Praça Vitória, no bairro da Luz.

A blitz, que teve caráter educativo, abordou motoristas e, especialmente, motociclistas. Dados do Hospital Geral de Nova Iguaçu mostram que a unidade atendeu, entre janeiro e agosto deste ano, 2.276 pacientes vítimas de acidentes com motocicletas, uma média de 285 atendimentos por mês. O número é ligeiramente superior ao de 2024, que registrou a entrada de 3.329 vítimas de acidentes de moto (277/mês).

"Não estamos aqui para multar, mas para ensinar, por meio de exemplos. Precisamos reduzir o número de acidentes de trânsito na cidade e, consequentemente, o número de vítimas internadas nas nossas unidades de saúde. Por isso estamos aqui, junto ao Detran, para esta blitz educativa", disse o secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Leonardo Callijão.

Entre os agentes estavam dois cadeirantes, Elói Mandarino e Bruno Dutra. Ambos são sobreviventes de graves acidentes de trânsito, mas perderam os movimentos dos membros inferiores. Agora eles se dedicam a conscientizar outros condutores e seus caronas sobre como dirigir de maneira segura contando suas histórias.